AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM COMPARATIVO DOS INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL
Palabras clave:
Avaliação. Regulação. Instrumentos. Brasil. PortugalResumen
O artigo procura estabelecer a relação entre os instrumentos utilizados no SINAES e a experiência empregada em nível internacional por meio do diálogo com o sistema europeu de avaliação da educação superior tendo como foco o caso de Portugal. Objetiva-se revisar, identificar e comparar a equivalência dos instrumentos de regulação implementados nos processos de avaliação e acreditação dos dois países. A investigação faz parte de uma pesquisa interinstitucional (UPF, UFSM, IPA e UCS) no âmbito do projeto “Meta avaliação do SINAES”, financiado pelo CNPq. Com base na pesquisa bibliográfica e na análise documental procurou-se demonstrar que são sistemas diferenciados, porém, relacionais que buscam a mesma finalidade: assegurar a forte capacidade reguladora do Estado. Conclui-se que no Brasil e em Portugal as avaliações são do tipo Top-down com perda de autonomia e liberdade acadêmica.Descargas
Publicado
2016-09-02
Número
Sección
Artigos
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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM COMPARATIVO DOS INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 35–54, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/149712. Acesso em: 19 apr. 2025.