AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM COMPARATIVO DOS INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL
Palavras-chave:
Avaliação. Regulação. Instrumentos. Brasil. PortugalResumo
O artigo procura estabelecer a relação entre os instrumentos utilizados no SINAES e a experiência empregada em nível internacional por meio do diálogo com o sistema europeu de avaliação da educação superior tendo como foco o caso de Portugal. Objetiva-se revisar, identificar e comparar a equivalência dos instrumentos de regulação implementados nos processos de avaliação e acreditação dos dois países. A investigação faz parte de uma pesquisa interinstitucional (UPF, UFSM, IPA e UCS) no âmbito do projeto “Meta avaliação do SINAES”, financiado pelo CNPq. Com base na pesquisa bibliográfica e na análise documental procurou-se demonstrar que são sistemas diferenciados, porém, relacionais que buscam a mesma finalidade: assegurar a forte capacidade reguladora do Estado. Conclui-se que no Brasil e em Portugal as avaliações são do tipo Top-down com perda de autonomia e liberdade acadêmica.Downloads
Publicado
02-09-2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Como Citar
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM COMPARATIVO DOS INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 35–54, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/149712. Acesso em: 19 abr. 2025.