AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM COMPARATIVO DOS INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Autores

  • Marlis Morosini Polidori Centro Universitário metodista IPA http://orcid.org/0000-0002-7169-6581
  • Glades Tereza Felix Universidade Federal de Santa maria
  • Julio Cesar Godoy Bortolin Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Avaliação. Regulação. Instrumentos. Brasil. Portugal

Resumo

O artigo procura estabelecer a relação entre os instrumentos utilizados no SINAES e a experiência empregada em nível internacional por meio do diálogo com o sistema europeu de avaliação da educação superior tendo como foco o caso de Portugal. Objetiva-se revisar, identificar e comparar a equivalência dos instrumentos de regulação implementados nos processos de avaliação e acreditação dos dois países. A investigação faz parte de uma pesquisa interinstitucional (UPF, UFSM, IPA e UCS) no âmbito do projeto “Meta avaliação do SINAES”, financiado pelo CNPq. Com base na pesquisa bibliográfica e na análise documental procurou-se demonstrar que são sistemas diferenciados, porém, relacionais que buscam a mesma finalidade: assegurar a forte capacidade reguladora do Estado. Conclui-se que no Brasil e em Portugal as avaliações são do tipo Top-down com perda de autonomia e liberdade acadêmica.

Biografia do Autor

  • Marlis Morosini Polidori, Centro Universitário metodista IPA
    Professora pesquisadora do Centro Universitário Metodista IPA tendo como principal foco de pesquisa a avaliação. Professora do programa de Pós-graduação - Mestrado em Reabilitação e Inclusão na mesma IES.
  • Glades Tereza Felix, Universidade Federal de Santa maria
    Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena (UFSM,1982), Mestrado em Educação (UFSM, 1993), Doutorado em Educação (UFRGS, 2008) com Estágio no Centro de Investigação e Políticas da Educação Superior/CIPES (U. Porto, Pt. 2007) e Pós-doutorado (UFRGS, 2012) em Acreditação e Avaliação. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação (UFSM). Lidera o grupo de Pesquisa "Avaliação no Ensino Superior" (2000) certificado pela UFSM e DgpCNPq. Coordena a Comissão de Avaliação Institucional do CE (UFSM). Tem grande envolvimento com projetos de pesquisa e extensão no âmbito de instituições públicas e privadas, com ênfase para as politicas de Avaliação da Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação institucional, avaliação interna: autoavaliação, avaliação institucional participativa, ensino superior, internacionalização da educação superior e gestão da avaliação
  • Julio Cesar Godoy Bortolin, Universidade de Passo Fundo
    Possui doutorado em Educação e mestrado em Ciência da Computação. Realizou estágio de doutoramento em qualidade em educação superior na Universidade de Aveiro - Portugal. Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo (UPF). Também atua como consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e como avaliador de instituições e de cursos de graduação para o governo do Brasil no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do governo do Chile na Comisión Nacional de Acreditación (CNA). Fez parte da Comissão Especial de Avaliação (CEA) do Ministério da Educação (MEC) do governo brasileiro que elaborou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), atuou como avaliador de projetos para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e como consultor da UNESCO, do MEC e do Ministério da Saúde no desenvolvimento de sistemas de avaliação da educação. Tem experiência em pesquisas, planejamento e avaliação na educação superior.

Downloads

Publicado

02-09-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM COMPARATIVO DOS INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 35–54, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/149712. Acesso em: 19 abr. 2025.