REFLEXÕES E SIGNIFICADOS SOBRE COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO MÉDICO

Autores/as

  • Maria das Mercês Borém Correa Machado Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES
  • Cristina Andrade Sampaio Universidade Estadual de Montes Claros
  • Simone Moreira de Macedo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Fernanda Santos Figueiredo Universidade Estadual de Montes Claros
  • João Felício Rodrigues Neto Universidade Estadual de Montes Claros
  • Isabella Gomes Lopes Universidade Estadual de Montes Claros
  • Maísa Tavares de Souza Leite Universidade Estadual de Montes Claros

Palabras clave:

Competência profissional. Educação médica. Docentes de medicina.

Resumen

Resumo Este estudo tem como objetivo compreender o significado de competência na percepção dos docentes dos módulos de Habilidades e Atitudes. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. A escolha do referencial teórico e metodológico levou em consideração a perspectiva hermenêutica. O estudo foi realizado em uma universidade pública com docentes do curso de Medicina, por meio de entrevista individual e não estruturada. Os dados foram submetidos à análise do discurso evidenciando as categorias empíricas: “Competência como eixo norteador e estruturante às necessidades educacionais”; “Docência na educação médica: a prática profissional possibilita habilidades” e “Estratégias para o desenvolvimento docente”. Considera-se que as mudanças requeridas no curso médico precisam encontrar apoio na gestão e na liderança dos professores, na implementação de um programa de desenvolvimento do corpo docente, que se tornará um valioso instrumento de reflexão para os educadores, a fim de melhorar o exercício da docência no curso médico.

Biografía del autor/a

  • Maria das Mercês Borém Correa Machado, Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES
    Departamento de Saúde da Mulher e da Criança - CCBS Unimontes Programa de Pós graduação em Ciências da Saúde

Publicado

2016-09-02

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

REFLEXÕES E SIGNIFICADOS SOBRE COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO MÉDICO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 85–104, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/151104. Acesso em: 19 apr. 2025.