Análise do Programa Escola de Gestores na perspectiva dos agentes políticos

Authors

  • Cássia do Carmo Pires Fernande Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Beatriz de Basto Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora

Keywords:

Avaliação do Programa Escola de Gestores, Avaliação de Políticas Educacionais, Abordagem do Ciclo de Políticas

Abstract

O presente trabalho, decorrente de uma tese de doutorado, tem por objetivo avaliar os resultados e efeitos do Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB), considerando as dimensões de quem elabora e gerencia (Ministério da Educação e Grupo de Trabalho Técnico- Pedagógico Interinstitucional - GTGP) e quem implementa (Instituição Federal de Ensino Superior - IFES). Como aporte teórico-metodológico, a pesquisa fundamentou-se na Abordagem do Ciclo de Políticas, sendo analisadas fontes documentais e entrevistas com três gestores da política (MEC, GTGP e IFES). Os resultados são apresentados por meio do delineamento dos contextos de influência, de produção do texto, da prática e de resultados e efeitos do Programa. No que tange às perspectivas, paira a insegurança quanto ao fato de o Programa ser iniciativa de um Governo e não uma política de Estado. Apesar disso, o Gestor do MEC destaca a necessidade de expansão para que as mudanças ganhem escala, e, como contraponto, a Gestora da IFES ressalta a responsabilidade com a qualidade da oferta e com as condições de trabalho da equipe pedagógica da universidade. A partir das análises empreendidas, conclui-se que os sujeitos a interpretaram a partir de “lugares” e em contextos distintos, apresentando perspectivas complementares e algumas vezes conflitantes, delineando um Programa promissor, porém com futuro incerto.

Author Biographies

  • Cássia do Carmo Pires Fernande, Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
    Doutora em Educação (2015) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa "Gestão, políticas públicas e avaliação educacional", pesquisadora do Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação. Atualmente é Professora na Faculdade Dinâmica (Ponte Nova/MG). Possui graduação em Pedagogia (2004), Especialização em Educação (2006) e mestrado em Administração - área de concentração Administração Pública (2009), pela Universidade Federal de Viçosa.
  • Beatriz de Basto Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Doutora em Educação (2000) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Juiz de Fora. Leciona no Departamento de Ciências Sociais, no Programa de Pós-graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF. Coordena o Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação da UFJF.

Published

2017-01-31

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Análise do Programa Escola de Gestores na perspectiva dos agentes políticos. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 566–582, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/157852. Acesso em: 19 apr. 2025.