AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: ANÁLISES COM BASE NO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS (CPC)
Keywords:
Avaliação. Educação Superior. Educação a distância.Abstract
O Conceito Preliminar de Cursos (CPC), componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é um índice que permite observações gerais em nível nacional, um aspecto importante da política educacional pública brasileira. O presente artigo tem como base os dados do CPC para analisar as avaliações dos cursos de graduação presenciais e a distância (EaD) no Brasil. Esta análise não tem como propósito comparar as duas modalidades de ensino nem delimitar qual é a ideal ou o parâmetro a ser adotado. Breve discussão das políticas de avaliação da educação superior brasileira e da expansão deste nível nos últimos anos, com ênfase na EaD, serão apresentadas e debatidas com os dados obtidos no Portal eMec. Pôde-se observar uma distribuição bastante diferente entre os cursos presenciais e a distância. Nas graduações a distância, mais de 65% delas se situam no conceito 3. Tal conceito refere-se ao mínimo para não ter o risco de sofrer intervenção externa, segundo a legislação vigente. Na modalidade presencial, este número está em torno de 50%. Pode-se depreender dos dados, que os cursos a distância, realizam o mínimo para não passarem por avaliação in loco, bem como esses números podem ser consequência da resistência das instituições de excelência em ofertar cursos a distância.Downloads
Published
2017-10-16
Issue
Section
Artigo
License
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
How to Cite
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: ANÁLISES COM BASE NO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS (CPC). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 833–851, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/160346. Acesso em: 19 apr. 2025.