AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: ANÁLISES COM BASE NO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS (CPC)

Autores

  • Edison Trombeta de Oliveira Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP) / Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) http://orcid.org/0000-0001-9935-4260
  • Stela Conceição Bertholo Piconez Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Avaliação. Educação Superior. Educação a distância.

Resumo

O Conceito Preliminar de Cursos (CPC), componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é um índice que permite observações gerais em nível nacional, um aspecto importante da política educacional pública brasileira. O presente artigo tem como base os dados do CPC para analisar as avaliações dos cursos de graduação presenciais e a distância (EaD) no Brasil. Esta análise não tem como propósito comparar as duas modalidades de ensino nem delimitar qual é a ideal ou o parâmetro a ser adotado. Breve discussão das políticas de avaliação da educação superior brasileira e da expansão deste nível nos últimos anos, com ênfase na EaD, serão apresentadas e debatidas com os dados obtidos no Portal eMec. Pôde-se observar uma distribuição bastante diferente entre os cursos presenciais e a distância. Nas graduações a distância, mais de 65% delas se situam no conceito 3. Tal conceito refere-se ao mínimo para não ter o risco de sofrer intervenção externa, segundo a legislação vigente. Na modalidade presencial, este número está em torno de 50%. Pode-se depreender dos dados, que os cursos a distância, realizam o mínimo para não passarem por avaliação in loco, bem como esses números podem ser consequência da resistência das instituições de excelência em ofertar cursos a distância.

Biografia do Autor

  • Edison Trombeta de Oliveira, Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP) / Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
    Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Aperfeiçoamento em Leitura Semiótica: Textos Didáticos, Publicitários e Literários pela mesma instituição. Atualmente é Designer Instrucional da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação em Ambientes Digitais, educação a distância e educação baseada em tecnologias.
  • Stela Conceição Bertholo Piconez, Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP)
    Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Possui graduação em Pedagogia (1971), Mestrado (1990), Doutorado (1995) e Livre-Docência (1997) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologia, Educação a Distância, Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores e Estágio Supervisionado. Coordenadora científica do Grupo Alpha de Pesquisa (Diretório do CNPq). Professora na graduação (licenciaturas) em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares e Ensino a Distância. Professora da Pós-graduação da FE-USP em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem apoiados por recursos da web.

Downloads

Publicado

16-10-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: ANÁLISES COM BASE NO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS (CPC). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 833–851, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/160346. Acesso em: 19 abr. 2025.