AVALIANDO O PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) SOB A ÓTICA DAS EPISTEMOLOGIAS.
Keywords:
Avaliação. PNAES. Epistemologia. Assistência. Estudantil.Abstract
Este trabalho faz análise compreensiva do PNAES, trazendo à tona diferentes olhares epistemológicos, posicionando tal programa no contexto das diversas ações do modelo social desenvolvimentista brasileiro que esteve em vigor entre 2003-2016. Assumindo-se uma abordagem metodológica interpretativista, pode-se discutir o PNAES sob distintas epistemologias: do positivismo, do utilitarismo que dele emerge, do funcionalismo, do sistemismo, da dialética e da complexidade, o que nos permite adentrar na proposta de estilo literário apresentada por Stake (2000) e Watts (2007) , num episteme crescente . Este artigo também traduz a experiência de gestão dos autores do estudo no campo da Assistência Estudantil, bem como de suas condições de pesquisadores em três universidades públicas federais. O estudo considera a necessidade da epistemologia dialética para o aperfeiçoamento do PNAES, mesmo tendo constatado finalmente que, na atual conjuntura, há maior identificação com a epistemologia da complexidade.Downloads
Additional Files
Published
2018-05-09
Issue
Section
Artigo
License
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
How to Cite
AVALIANDO O PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) SOB A ÓTICA DAS EPISTEMOLOGIAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/174477. Acesso em: 19 apr. 2025.