AVALIANDO O PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) SOB A ÓTICA DAS EPISTEMOLOGIAS.

Autores

  • Marcelo Recktenvald Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.
  • Lauro Mattei Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC.
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Avaliação. PNAES. Epistemologia. Assistência. Estudantil.

Resumo

Este trabalho faz análise compreensiva do PNAES, trazendo à tona diferentes olhares epistemológicos, posicionando tal programa no contexto das diversas ações do modelo social desenvolvimentista brasileiro que esteve em vigor entre 2003-2016. Assumindo-se uma abordagem metodológica interpretativista, pode-se discutir o PNAES sob distintas epistemologias: do positivismo, do utilitarismo que dele emerge, do funcionalismo, do sistemismo, da dialética e da complexidade, o que nos permite adentrar na proposta de estilo literário apresentada por Stake (2000) e Watts (2007) , num episteme crescente . Este artigo também traduz a experiência de gestão dos autores do estudo no campo da Assistência Estudantil, bem como de suas condições de pesquisadores em três universidades públicas federais. O estudo considera a necessidade da epistemologia dialética para o aperfeiçoamento do PNAES, mesmo tendo constatado finalmente que, na atual conjuntura, há maior identificação com a epistemologia da complexidade.

Biografia do Autor

  • Marcelo Recktenvald, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.
    Doutorando em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Professor Adjunto no Curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Professor Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAD/UFFS). Pró-reitor de Assuntos Estudantis na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
  • Lauro Mattei, Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC.
    Doutor em Economia pela UNICAMP e Pós-Doutorado pela Universidade de Oxford. Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC. Coordenador do NECAT-UFSC e Pesquisador do OPPA/CPDA/UFRRJ. Foi Pró-Reitor da PRAE-UFSC entre 2012 e 2014.
  • Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande
    Doutor em Educação (Ufrgs), Professor e Pesquisador no Instituto de Educação e nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Educação Ambiental (PPGEA) Líder do Grupo de Pesquisa sobre os Fundamentos da Educação Ambiental (GEFEAP). Editor chefe da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental -REMEA. Pró Reitor de Assuntos Estudantis da FURG (2013-2016).

Downloads

Publicado

09-05-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIANDO O PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) SOB A ÓTICA DAS EPISTEMOLOGIAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/174477. Acesso em: 19 abr. 2025.