MENSURAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Authors

  • Luciana Oranges Cezarino UFU - Universidade Federal de Uberlândia
  • Hamilton Luiz Corrêa Professor do Departamento de Administração

Keywords:

Avaliação. Educação Superior. Interdisciplinaridade. Administração. Graduação.

Abstract

O artigo propõe um modelo de mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em Administração. A survey eletrônica foi realizada nos cursos avaliados pelo Enade e os dados tratados pela Análise Fatorial e de Conglomerados. A média de interdisciplinaridade dos cursos em relação aos fatores dimensionados no modelo foi de 2,63 em uma escala de 0 a 10, considerado baixo, ou seja, tudo indica os projetos de interdisciplinaridade são escassos nos cursos de Administração no Brasil. A análise fatorial revelou alto índice de correlação entre os dados e de 17 variáveis reuniu duas dimensões de mensuração: “organização” e “didática”. Com a análise de conglomerados foi constatado que o grupo que apresenta cursos com maior presença da variável articulação é que obteve melhores índices de interdisciplinaridade

Author Biography

  • Luciana Oranges Cezarino, UFU - Universidade Federal de Uberlândia
    Professora Assistente da FAGEN - FAculdade de Gestão e Negócios

Published

2019-02-27

Issue

Section

Artigo

How to Cite

MENSURAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/176366. Acesso em: 19 apr. 2025.