MENSURAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Keywords:
Avaliação. Educação Superior. Interdisciplinaridade. Administração. Graduação.Abstract
O artigo propõe um modelo de mensuração da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em Administração. A survey eletrônica foi realizada nos cursos avaliados pelo Enade e os dados tratados pela Análise Fatorial e de Conglomerados. A média de interdisciplinaridade dos cursos em relação aos fatores dimensionados no modelo foi de 2,63 em uma escala de 0 a 10, considerado baixo, ou seja, tudo indica os projetos de interdisciplinaridade são escassos nos cursos de Administração no Brasil. A análise fatorial revelou alto índice de correlação entre os dados e de 17 variáveis reuniu duas dimensões de mensuração: “organização” e “didática”. Com a análise de conglomerados foi constatado que o grupo que apresenta cursos com maior presença da variável articulação é que obteve melhores índices de interdisciplinaridadeDownloads
Published
2019-02-27
Issue
Section
Artigo
License
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
How to Cite
MENSURAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/176366. Acesso em: 19 apr. 2025.