Educação CTS: uma Proposta para a Formação de Cientistas e Engenheiros

Authors

  • Rafael de Brito Dias Universidade Estadual de Campinas
  • Milena Pavan Serafim Universidade Estadual de Campinas

Keywords:

Educação em ciência. Tecnologia e sociedade. Ciência e tecnologia. Cientistas e engenheiros. Modelo de formação.

Abstract

Nos últimos anos, vem ganhando força no Brasil a ideia do cientista/engenheiro inovador. Em um contexto onde a linha que separava empresas e universidades se torna cada vez menos perceptível, vozes de ambos esses mundos professam as vantagens atreladas a mudanças possíveis e desejáveis na formação desses profissionais. O discurso mais comum prega a necessidade de formar cientistas e engenheiros capazes de combinar profundo conhecimento técnico e científico a habilidades gerenciais, o que exigiria uma série de mudanças curriculares. Implícito nesse discurso está, obviamente, o diagnóstico de que o modelo vigente de formação desses profissionais tornou-se inadequado à atual realidade brasileira. No presente artigo, expressamos nossa concordância em relação ao diagnóstico. De fato, o perfil dos cientistas e engenheiros formados atualmente no Brasil não é condizente com a realidade social brasileira. Contudo, discordamos completamente do modelo alternativo de formação que é frequentemente proposto, uma vez que, em nossa avaliação, esse modelo também provaria ser disfuncional. Encerramos este trabalho apresentando um outro modelo alternativo que pensamos ser mais adequado para o Brasil.

Author Biographies

  • Rafael de Brito Dias, Universidade Estadual de Campinas
    Doutorando do Programa de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas
  • Milena Pavan Serafim, Universidade Estadual de Campinas
    Doutoranda do Programa de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas

Published

2009-10-16

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Educação CTS: uma Proposta para a Formação de Cientistas e Engenheiros. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, 2009. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/17941. Acesso em: 19 apr. 2025.