INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO PERFIL DOS SEUS EGRESSOS: PERCEPÇÕES DISCENTES

Authors

  • Natália Mattos Luiz UFF
  • Aline Franco Da Costa UFF
  • Helder Gomes Costa UFF

Keywords:

Avaliação. Percepção. IES. Modelo de Lacunas.

Abstract

O presente trabalho desenvolve e aplica uma modelagem para captar e analisar as percepções discentes, quanto aos impactos do curso de Engenharia de Produção de uma Universidade Federal à luz de um conjunto de critérios. Busca-se, também, captar a importância desses critérios sob a ótica desse mesmo corpo discente. A abordagem proposta baseia-se na aplicação de questionário para a coleta de dados. O universo de pesquisa é composto pelos alunos de um curso específico de Engenharia de Produção d de uma Universidade Federal, com previsão de colação de grau em 2008 e pelos matriculados na disciplina Introdução à Engenharia de Produção deste curso (cursada em sua maioria por alunos matriculados no primeiro semestre letivo do curso). Os resultados obtidos da pesquisa foram analisados e contrastados, permitindo mensurar as principais lacunas de percepção. Espera-se que a constatação das percepções e dessas lacunas possa servir como ferramenta de melhoria para a Instituição e também para revelar as opiniões do seu corpo discente.

Author Biographies

  • Natália Mattos Luiz, UFF
    Engenheira de Produção formada pela Univesidade Federal Fluminense.
  • Aline Franco Da Costa, UFF
    Engenheira de Produção formada pela Univesidade Federal Fluminense.
  • Helder Gomes Costa, UFF
    Professor Associado II do Programa de Engenharia de Produção da Univesidade Federal Fluminense. Bolsista de Produtividade e Pesquisa do CNPq.

Published

2010-02-25

Issue

Section

Artigo

How to Cite

INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO PERFIL DOS SEUS EGRESSOS: PERCEPÇÕES DISCENTES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/18509. Acesso em: 19 apr. 2025.