A taxa de conclusão de curso da graduação nas universidades federais antes e depois do REUNI

as vicissitudes da implementação da política

Autores/as

  • Aguida Porfírio Moura Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Guiomar de Oliveira Passos Universidade Federal do Piauí - UFPIPrograma de Pós-Graduação em Políticas PúblicasCampus Ministro Petrônio Portela

Palabras clave:

Programa REUNI, Implementação de Políticas Públicas., Taxa de Conclusão de Curso de Graduação

Resumen

Examina-se, neste artigo, o alcance da meta do Reuni de elevar a taxa de conclusão dos cursos de graduação presenciais para 90%, verificando os resultados alcançados nas regiões por meio dos parâmetros definidos pelos formuladores da política. Analisam-se os resultados da implementação, entendida como a fase da política em que são efetivadas as ações definidas na formulação, comparando os fins estipulados com os alcançados. Para isso, foram feitas buscas em documentos instituidores e regulamentadores do Programa, relatórios de acompanhamento e dos Censos de Educação Superior de 2008 a 2012. Os resultados mostram que, antes do Reuni, a TCG, em 57,2% das IFEs, era de 67 a 90% e, no final, em 58,5% das instituições, de 44 a 67%, havendo mais unidades próximas dessa última taxa do que no início. O indicador foi menor em todo o país, sendo maior a redução na região Norte que não apenas teve TCG menor 17,3% no final em relação ao início, como registrou apenas 5 TCG igual ou superior a 90% durante a implementação, enquanto na Sudeste foram 13. Nesta, observou-se o melhor resultado em 2012 – TCG de 108,5%, na Universidade Federal de Alfenas, naquela, o pior, 36%, da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. Essas instituições tinham, em 2007, respectivamente, TCG 102,5% e 64,7%. Portanto, uma já apresentava os resultados desejados, a outra distava 25,3 pp. As diferenças, contudo, não foram consideradas pelos formuladores da política quando traçaram a meta, evidenciando que o não alcance desta pela grande maioria, mais indica problemas na formulação do que na implementação.

Biografía del autor/a

  • Aguida Porfírio Moura, Universidade Federal do Piauí - UFPI

    Professora efetiva do Curso de Administração da Universidade Federal do Piaui no Campus de Parnaíba - PI

  • Guiomar de Oliveira Passos, Universidade Federal do Piauí - UFPIPrograma de Pós-Graduação em Políticas PúblicasCampus Ministro Petrônio Portela

    Possui graduação em Serviço Social (1981) e Mestrado em Educação (1997) pela Universidade Federal do Piauí (1981), e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí, atuando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, estado, avaliação e implementação de política pública. Desenvolve pesquisas na área de política de educação, acesso ao ensino superior e representações sociais, com financiamento do CNPq e FAPEPI.

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Publicado

2019-06-24

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A taxa de conclusão de curso da graduação nas universidades federais antes e depois do REUNI: as vicissitudes da implementação da política . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 2, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/206217. Acesso em: 19 apr. 2025.