Avaliação dos egressos de engenharias

um estudo a partir da inserção e desafios no mercado das primeiras turmas da UFSJ (2013-2017)

Autores/as

  • Priscila Castro UFSJ
  • Edinalva Gonçalves PPGED-UFVJM
  • daniel calbino UFSJ e PPGED-UFVJM.
  • Geruza Sabino PPGED-UFVJM.

Palabras clave:

Egresso. Mapeamento do perfil. Mercado de trabalho. Avaliação Institucional

Resumen

O trabalho teve como objetivo avaliar os egresso das Engenharias, tendo por recorte os ex-alunos das primeiras turmas da Universidade Federal de São João del Rei-MG. Enquanto percurso metodológico recorreu-se a análise estatística descritiva do perfil sociocultural e desempenho acadêmico de todas as matrículas do Campus. Em seguida foram realizadas entrevistas em forma de questionário online com os egressos. Os resultados indicam que os egressos constituem apenas 23% dos alunos que colaram grau, cujo perfil é feminino (69,0%), solteiro (86,5%) e oriundo do estado de Minas Gerais (93,5%). Referente aos desafios da inserção no mercado de trabalho, observou-se que o índice de rejeição nos processos seletivos nas pós-graduações foram baixos (9,2%) em comparação com as tentativas de trabalho nas iniciativas privadas (48,9%), o que parece ilustrar a atual crise econômica do país. Por fim, as avaliações em relação à instituição de ensino cursada foram positivas na percepção dos egressos, sendo que para a maioria dos que não estão atuando (62,5%), atribuiu-se a falta de oportunidades no mercado. Em vista do alto índice de desocupados, os dados da pesquisa se mostram relevantes para a criação de indicadores de avaliação dos cursos e da própria gestão Universitária, bem como, refletir sobre os desafios da formação do ensino superior em engenharia na empregabilidade do século XXI.

Biografía del autor/a

  • Priscila Castro, UFSJ
    Graduada em Engenharia de Alimentos e Bacharelado Interdisciplinar em Biossistemas pela UFSJ.
  • Edinalva Gonçalves, PPGED-UFVJM
    Mestranda do Programa de Educação da UFVJM. Graduada em Direito. Servidora Federal da UFMG.
  • daniel calbino, UFSJ e PPGED-UFVJM.
    Professor do Programa de Mestrado em Educação da UFVJM. Doutor e Mestre em Administração. Especialista em Filosofia. Graduado em Administração.
  • Geruza Sabino, PPGED-UFVJM.
    PPGED-UFVJM. Professora do Programa de Mestrado em Educação da UFVJM. Doutor e Mestre em Sociologia. Graduada em Administração.

Publicado

2020-09-08

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Avaliação dos egressos de engenharias: um estudo a partir da inserção e desafios no mercado das primeiras turmas da UFSJ (2013-2017). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 2, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/213686. Acesso em: 19 apr. 2025.