Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho

Autores/as

  • Paulo Yvens Farias Rolim Universidade Federal da Paraíba
  • Anatália Saraiva Martins Ramos Universidade Feral do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Avaliação CAPES. Gestão da Informação e do Conhecimento. Análise Importância-Desempenho.

Resumen

A avaliação, controle e gestão da pós-graduação no Brasil é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os programas que não possuem um plano estratégico formal desenvolvem suas ações baseadas no objetivo de cumprir com os requisitos do sistema de avaliação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o desempenho de 40 dos programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio da utilização da Análise Importância-Desempenho (AID) conforme proposta por Martilla e James (1977) e Sever (2014). O estudo tem caráter descritivo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisados um total de 1.124 itens das avaliações trienais 2010 e 2013 da CAPES, coletados de 80 fichas de avaliações de programas de pós-graduação, dos quais foram levantados o peso (importância) e a avaliação (desempenho) atribuída aos mesmos. O resultado da pesquisa é o diagnóstico geral da performance dos programas, identificando os itens cruciais relacionados com as forças e oportunidades de melhoria observados no resultado da avaliação dos programas de pós-graduação da UFRN.

Biografía del autor/a

  • Paulo Yvens Farias Rolim, Universidade Federal da Paraíba
    Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento pela UFRN (2017) Engenheiro Civil da Universidade Federal da Paraíba
  • Anatália Saraiva Martins Ramos, Universidade Feral do Rio Grande do Norte
    Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Publicado

2020-11-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 3, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/213851. Acesso em: 19 apr. 2025.