Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho
Keywords:
Avaliação CAPES. Gestão da Informação e do Conhecimento. Análise Importância-Desempenho.Abstract
A avaliação, controle e gestão da pós-graduação no Brasil é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os programas que não possuem um plano estratégico formal desenvolvem suas ações baseadas no objetivo de cumprir com os requisitos do sistema de avaliação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o desempenho de 40 dos programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio da utilização da Análise Importância-Desempenho (AID) conforme proposta por Martilla e James (1977) e Sever (2014). O estudo tem caráter descritivo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisados um total de 1.124 itens das avaliações trienais 2010 e 2013 da CAPES, coletados de 80 fichas de avaliações de programas de pós-graduação, dos quais foram levantados o peso (importância) e a avaliação (desempenho) atribuída aos mesmos. O resultado da pesquisa é o diagnóstico geral da performance dos programas, identificando os itens cruciais relacionados com as forças e oportunidades de melhoria observados no resultado da avaliação dos programas de pós-graduação da UFRN.Downloads
Published
2020-11-18
Issue
Section
Artigo
License
Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
How to Cite
Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 3, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/213851. Acesso em: 19 apr. 2025.