Estrutura de dependência espacial da eficiência em universidades federais brasileiras

Authors

Keywords:

Universidades federais. Eficiência. Diferenças regionais.

Abstract

Desenvolve-se uma análise da eficiência relativa das universidades federais brasileiras com foco na estrutura de dependência espacial, no período de 2008 a 2015. Utilizou-se Análise por Envoltória de Dados (DEA) para a mensuração da eficiência e análise de semivariogramas para a verificação da dependência espacial. Os resultados indicam que houve dependência espacial para a eficiência das universidades federais no período analisado, no entanto constatou-se diminuição da dependência ao longo do tempo. A distribuição espacial apontou grandes extensões de baixa eficiência em 2009, com ampliação das áreas que indicam nível intermediário de eficiência nos anos seguintes e concentração de universidades de alta eficiência em áreas distribuídas em todas as regiões do País.

Author Biographies

  • Ney Paulo Moreira, Universidade Federal de Viçosa
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2018). Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba.
  • Gideon Carvalho de Benedicto, Universidade Federal de Lavras
    Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1997). Professor associado do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras.
  • Francisval de Melo Carvalho, Universidade Federal de Lavras
    Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Professor associado do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras.
  • Caio Peixoto Chain, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2018). Professor do Departamento de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Published

2020-09-08

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Estrutura de dependência espacial da eficiência em universidades federais brasileiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 2, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/214223. Acesso em: 19 apr. 2025.