Impact of the vacancy reservation policy on Unesp dropout rate

Authors

  • Gladis Massini-Cagliari Universidade Estadual Paulista
  • Ney Lemke Universidade Estadual Paulista
  • Iraíde Marques de Freitas Barreiro Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Maria Aparecida Custódio Domingues Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Fernando Ferrari Putti Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista - Unesp

Keywords:

Higher education. School dropout. Vacancy reserve policy.

Abstract

Student dropout is a topic of worldwide interest in the field of education research; however, current understanding of the phenomenon remains insufficient, particularly when the objective is to evaluate effective retention policies. The annual dropout rate at UNESP was evaluated based on the admission selection policy. There are three admission categories: the universal exam system; a selection quota for students who studied in public schools; and a selection quota for students who are Black, Brown or Indigenous. The data was classified by course and admittance year. UNESP has campuses in 24 towns, divided into 34 colleges that provide 136 different undergraduate courses. Admission to these courses is conducted by an entrance exam with 186 different options in 63 careers. A comparison of dropout rates shows that these may depend on the admission category, but it varies over time and depends on the course subject. The data also reveal a consistent decrease in the annual dropout rates, according to the admission category.

Author Biographies

  • Gladis Massini-Cagliari, Universidade Estadual Paulista

    É Bacharel e Licenciada em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (1987), onde cursou também o Mestrado e o Doutorado em Linguística. Concluiu o Mestrado em 1991 e o Doutorado, em 1995. Fez Pós-Doutorado na University of Oxford, em 2002-2003. Em 2005, obteve a Livre-Docência em Fonologia, no Departamento de Lingüística, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Araraquara, onde exerce atualmente a função de Professor Titular (concurso realizado em outubro de 2015). Suas atividades incluem a atuação como: coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Araraquara, de 2004 a 2007; Vice-Presidente do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (biênio 2005-2007) e editora da revista Estudos Linguísticos (2005-2007); membro do Comitê de Avaliação da Capes, área de Letras e Lingüística (2005-2010); coordenadora do Grupo de Trabalho em Estudos Medievais da ANPOLL - Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística, de agosto de 2008 a julho de 2012; co-editora da revista Alfa (A1) (2012-2016). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Fonologia do Português: Arcaico & Brasileiro. Atuou como membro do Comitê Assessor da área de Letras e Linguística (CA-LL) do CNPq (2016-2019). É autora de 6 livros e organizadora de outros 8, tendo publicado diversos artigos em periódicos, capítulos de livros e textos completos em anais, no Brasil e no exterior, nas áreas de Linguística Histórica, Fonologia, Alfabetização. Sua pesquisa está concentrada principalmente na busca de pistas nos registros das cantigas medievais profanas e religiosas que permitam vislumbrar a história do ritmo e da prosódia do português, de suas origens até os dias de hoje. Atualmente, é Pró-Reitora de Graduação da UNESP (gestão 2017-2021).

  • Ney Lemke, Universidade Estadual Paulista

    Ney Lemke was born in Porto Alegre, Brazil, in 1969. He received the Physics degree and the Ph.D. degree from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul in 1990 and 1997, respectively. He made his Sandwich-Phd under the supervision of Ian A. Campbell at Université Paris Sud at Orsay -France in 1995. Since 2005, Lemke serves as full Professor at Instituto de Biociências-Unesp. Since 2007, Lemke is Member of Núcleo de Computação Científica at Unesp where he is in charge of defining and implementing policies for helping users to access GridUnesp facilities. He participates on General Biology and Genetics graduate programs at Unesp. He is president of the Information Technology Committee at Instituto de Biociências ? Unesp. He is Member of the Brazilian Physical Society and Brazilian Bioinformatics and Computational Biology Society and a Former Junior Associate at ICTP. He is editor of ISRN Bioinformatics. His research interests include Bioinformatics, Complex Networks, High Performance Computing and Complex Systems. 

  • Iraíde Marques de Freitas Barreiro, Universidade Estadual Paulista - Unesp

    Graduação em Psicologia (1980) e Formação de Psicólogos (1981) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Mestrado em Educação (1989) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Doutorado em Educação (1997) pela Universidade de São Paulo - USP e Pós-Doutoramento pelo Programa Estágio no Exterior - PROPG/UNESP, na Universidade do Porto - Portugal. É professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP e na Pós-Graduação na Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Marília. Desde janeiro de 2017 é Assessora na Pró-Reitora de Graduação da UNESP. Tem várias experiências administrativas e em colegiados centrais da UNESP. Desde 09/08/2017 é membro titular do Conselho Estadual de Educação - CEE do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais e nos seguintes temas: análise de políticas educacionais, reformas educacionais, administração educacional, formação de professores e currículo. Possui livros e artigos publicados nestes temas. 

  • Maria Aparecida Custódio Domingues, Universidade Estadual Paulista - Unesp

    Possui graduação em Medicina Humana pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? (UNESP) (1986), Residência Médica em Patologia pela mesma instituição (1989). Especializou-se em Hematopatologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1991). De 1991 a 2004, elaborou e implantou o Laboratório de Hematopatologia para o Hemocentro e o Centro de Pesquisa Oncológica, Estado de Santa Catarina (HEMOSC e CEPON), onde exerceu a função de patologista chefe. Este laboratório veio a se tornar o Serviço de Patologia do Hospital Estadual do CEPON, SC. Durante este período, implantou o ambulatório de punção aspirativa por agulha fina e a técnica de imuno-histoquímica no mesmo Estado. Em 2006, concluiu o doutorado em Patologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-UNESP), onde ingressou como professora em 2004. Fez Pós-Doutorado em Câncer de Cabeça e Pescoço (2009) no Centro de Estudos e Pesquisa do Hospital A.C. Camargo, São Paulo. Como chefe de departamento (2011-2015), implantou a Acreditação Internacional do Colégio Americano de Patologia (CAP) no Departamento de Patologia (FMB-UNESP). Atualmente é Professora Assistente Doutor e exerce a função de Assessora, junto à Reitoria da Unesp (2017) e coordenadora da Escola Unesp de Liderança e Gestão (2018). Suas principais áreas de especialização médica são Hematopatologia e Patologia de Cabeça E Pescoço. 

  • Fernando Ferrari Putti, Universidade Estadual Paulista - Unesp

    Possui graduação em Administração de Empresas e Agronegócios(2012), pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho do Campus Experimental de Tupã, Mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) (2014) e Doutorado (2015) pela FCA/ UNESP- Botucatu.Atualmente é Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências e Engenharia do Campus de Tupã no Departamento de Engenharia de Biossistemas. Participa dos seguintes grupos de Pesquisa do CNPq:Sistemas Fuzzy aplicados nas Ciências Agrárias, BAIA - Instalações, Ambiência e Bem estar Animal. Docente colaborador do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Sistemas de Produção na Agropecuária e docente colaborador do Programa de Pós Graduação (Doutorado) em Agricultura Sustentável. Atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de irrigação, água tratada magneticamente, matemática aplicada e computacional, e sistemas fuzzy aplicados às ciências agrárias, estatística e agronegócio. Coordenador do Comitê de Ética da Revista Irriga. Assessor da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp (PROGRAD) 

  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista - Unesp

    Licenciada em Matemática pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP (1986). Especialista em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da USP (1987). Mestre em Ciências - área de concentração - Ciências da Computação e Matemática Computacional - pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da USP (1993). Doutora em Educação - área de concentração Educação Brasileira - pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (2001). Atuação profissional: Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp (2004 - 2011) Coordenadora do Doutorado Interinstitucional (DINTER) Unesp e Universidade Federal do Ceará (2010-2014) Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp - PROPG (2013-2017). Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp. Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp - PROGRAD (inicio: 2017). Membro Titular do Conselho de Gestão Científica do Núcleo de Computação Científica da Unesp - GridUnesp. Coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento e Aplicação de Multímidia da FFC - UNESP. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Líder do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI) Parecerista ad hoc de agências de fomento nacionais. Parecerista e membro de Comitês Científicos de periódicos científicos Coordenadora do Comitê Gestor do Portal Docente da Unesp (início: 2018). Coordenadora do Comitê de Acesso Aberto da Unesp (início: 2019). Pesquisadora da área de Ciência da Informação, com ênfases em Tecnologias de Informação e Comunicação e em Arquitetura da Informação digital Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2 - projeto de pesquisa: Arquitetura da Infomação e Experiência do Usuário em ambientes informacionais digitais. Financiamento CAPES / Pró-equipamentos - Tecnologia Eye-Tracker (R$ 196.931,00)

References

ARULAMPALAM, Wiji; NAYLOR, Robin A.; SMITH, Jeremy. A hazard model of the probability of medical school dropout in the United Kingdom. IZA Discussion Paper, n. 333, 2001. Disponível em: http://ftp.iza.org/dp333.pdf. Acesso em: 18 de fevereiro de 2020.
BEZERRA, Teresa Olinda Caminha. A política pública de cotas em universidades, desempenho acadêmico e inclusão social. Sustainable Business International Journal, n. 9, p. 1-22, 2011.
BLANCHFIELD, William C. College dropout identification: an economic analysis. Journal of Human Resources, v. 7, n. 4, p. 540-544, 1972.
BOOTH, Alison L.; SATCHELL, Stephen E. The hazards of doing a PhD: an analysis of completion and withdrawal rates of British PhD students in the 1980s. Journal of the Royal Statistical Society. Series A (Statistics in Society), v. 158, n. 2, p. 297-318, 1995.
BOZICK, Robert; DELUCA, Stefanie. Better late than never? Delayed enrollment in the high school to college transition. Social Forces, v. 84, n. 1, p. 531-354, 2005.
BRADLEY, Steve; LENTON, Pam. Dropping out of post-compulsory education in the UK: an analysis of determinants and outcomes. Lancaster, UK: Department of Economics, Management School, Lancaster University, 2005. (Working Paper).
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019.
CABRERA, Alberto F. The role of finances in the persistence process: a structure model. Research in Higher Education, v. 33, n. 5, p. 571-593, 1992.
COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília: ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC, 1996. Disponível em: http://goo.gl/bE3y8t. Acesso em: 09 mai. 2018.
CUNHA, Emmanuel Ribeiro; MOROSINI, Marília Costa. Evasão na educação superior: uma temática em discussão. Revista Cocar, Belém, v. 7, n. 14, p. 82-89, ago./dez. 2013.
DEIKE, Randall C. A study of college student graduation using discrete-time survival analysis. 2003. Dissertation (Masters in Educational Psychology) – Pennsylvania State University, State College, 2003.
DESJARDINS, Stephen L.; AHLBURG, Dennis A.; MCCALL, Brian P. An event history model of student departure. Economics of Education Review, v. 18, issue 3, p. 375-390, 1999.
DOLTON, Peter; MARCENARO, Oscar D.; NAVARRO, Lucia. The effective use of student time: a stochastic frontier production function case study. Economics of Education Review, v. 22, p. 547-560, 2003.
ECKSTEIN, Zvi; WOLPIN, Kenneth I. Why youths drop out of high school: the impact of preferences, opportunities, and abilities. Econometrica, v. 67, n. 6, p. 1295-1339, 1999.
EHRENBERG, Ronald; MAVROS, Panagiotis G. Do Doctoral students' financial support patterns affect their times-to-degree and completion probability? Journal of Human Resources, v. 30, issue 3, p. 581-609, 1995.
FISHER, Ronald A. On the interpretation of χ2 from contingency tables, and the calculation of P. Journal of the Royal Statistical Society, v. 85, n. 1, p. 87-94, 1922. doi:10.2307/2340521.
FORTES, Nara Lúcia Perondi et al. Ações e Programas para a Redução dos Índices de Evasão dos Alunos de Graduação: experiências da universidade de Taubaté de 2012 a 2015. In: MANCHOPE, Elenita Conegero Pastor et al. Relatos de experiências exitosas das IES: Formação do docente do ensino superior, assistência estudantil e assistência pedagógica. Cascavel: Edunioeste, 2017. p. 267-294.
MALLETE, Bruce I.; CABRERA, Alberto F. Determinants of withdrawal behavior: an exploratory study. Research in Higher Education, v. 32, n. 2, p. 179-194, 1991.
AUTOR et al. O objetivo faz o método: perspectivas para o cálculo do índice anual de evasão na Unesp. In: MANCHOPE, Elenita Conegero Pastor et al. (org.). Interiorização do ensino superior: Protagonismo das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento regional. Cascavel: Edunioeste, 2018. p. 127-140.
PANDINI, Carmen Maria Cipriani; BLANCO, Soeli Francisca Mazzini Monte; BLEICHER, Sabrina. Análise Preditiva de Evasão para Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (Moodle): uma abordagem multifatorial. In: MANCHOPE, Elenita Conegero Pastor et al. Relatos de experiências exitosas das IES: Formação do docente do ensino superior, assistência estudantil e assistência pedagógica. Cascavel: Edunioeste, 2017. p. 383-404.
PANTAGES, Timothy J.; CREEDON, Carol F. Studies of college attrition: 1950-1975. Review of Educational Research, v. 48, n. 1, p. 49-101, 1978.
PEDREGOSA, Fabian. et al. Scikit-learn: Machine Learning in Python. Journal of Machine Learning Research, v. 12, p. 2825-2830, 2011.
SCHWARTZMAN, Simon. A questão da inclusão social na universidade brasileira.
In: PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda; ARANHA, Antônia Vitória Soares. (org.). Universidade pública e inclusão social: experiência e imaginação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 23-43.
SIEGFRIED, John J.; STOCK, Wendy A. So you want to earn a Ph.D. in economics? How long do you think it will take? Journal of Human Resources, v. 36, n. 2, p. 364-378, 2001.
SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e; LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo. Esclarecimentos metodológicos sobre os cálculos de evasão. Mogi das Cruzes: Instituto Lobo, 2012. Disponível em: http://www.institutolobo.org.br/imagens/pdf/artigos/art_078.pdf. Acesso em: 09 mai. 2018.
SIMPSON, Carl; BAKER, Kathryn; MELLINGER, Glen. Conventional failures and unconventional dropouts: comparing different types of university withdrawals. Sociology of Education, v. 53, n. 4, p. 203-214, 1980.
STUDENT. The Probable Error of a Mean. Biometrika, v. 6, n. 1, p. 1-25, mar. 1908. doi:10.1093/biomet/6.1.1
TINTO, Vincent. Leaving College: Rethinking the Causes and Cures of Student Attrition. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1987.
TINTO, Vincent. Research and Pratice of Student Retention, What Next? J. CoLLege Student Retention, v. 8, p. 1-19, 2006.
VASCONCELLOS, Mário Sérgio; GALHARDO, Eduardo. O Programa de inclusão na UNESP: Valores, contradições e ações afirmativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp. 1, p. 285-306, 2016.
VITELLI, Ricardo Ferreira; FRITSCH, Rosangela. Evasão escolar na educação superior: de que indicador estamos falando? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 66, p. 908-937, 2016.

Published

2021-04-19

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Impact of the vacancy reservation policy on Unesp dropout rate. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 1, 2021. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/234465. Acesso em: 19 apr. 2025.