Focusing on the evaluation policies, regulation and supervision of federal institutes of education, science and technology from normative acts
Keywords:
evaluation, regulation and supervision policies, higher education system, Federal Institute of Education, Science and Technology-IFSULDEMINASAbstract
This text intends to analyze historic normative acts of evaluation, regulation, and supervision directed towards Federal Institutes of Education, Science and Technology, starting at the creation of the National System for the Evaluation of Higher Education (Sinaes). This research has a theoretical and documental nature, using bibliometric studies anddiscursive textual analysis to raise data. It is concluded that the implemented evaluative and regulatory policies are neither directed nor planned for the academic, administrative and organizational specificities, besides being subjected to the same regulations as federal universities.
References
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação. 4. ed. São
Paulo: Cortez, 2009.
BARROSO, João. O Estado, a Educação e a Regulação das Políticas Públicas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 725-751, Especial - Out. 2005.
BERNARDES, Joelma dos Santos. DISCURSOS (DES)VALORIZADOS SOBRE A AVALIAÇÃO: compreensão dos movimentos discursivos da ABMES e da Andifes no mercado linguístico das políticas públicas de Avaliação da Educação Superior Brasileira. 2018. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
BERNARDES, Joelma dos Santos. Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: foco na avaliação, na regulação e na supervisão. In: XXIX Simpósio de Política e Administração da Educação - Anpae, 2019, Curitiba. ANAIS. XXIX Simpósio de Política e Administração da Educação. Curitiba: UFPR, 2019. p. 1-4.
BOURDIEU, Pierre Félix. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. 9.ed. Campinas: Papirus, p. 223, 2008.
BOURDIEU, Pierre Félix. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Texto revisto pelo outor com a colaboração de Patrick Champagne e Etienne Landais. Traducão de Denise Catani. São Paulo: Unesp Editora, p. 96, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Anteprojeto de Lei, versão preliminar de 6 de dezembro de 2004. Estabelece normas gerais da educação superior, regula a educação superior no sistema federal de ensino e dá outras providências. Brasília, 2004a.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e dá outras providências. Brasília, 2004b.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto n. 6.302, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Brasil Profissionalizado. Diário Oficial da União, 13 dez. 2007.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 30 dez. 2008.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Portaria Normativa n. 8, de 28 de abril de 2016, Cria indicadores de qualidade para a Educação Superior e institui Grupo de Trabalho para elaboração e definição de metodologia para sua implementação. Diário Oficial da União, n. 81, seção 1, p. 11-12, 29 abr. 2016a.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 386, de 10 maio de 2016. Aprova, em extrato, indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação nos graus de tecnologia, de licenciatura e de bacharelado para as modalidades presencial e a distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes. Diário Oficial da União, n. 89, seção 1, p. 37-38, 11 mai. 2016b.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto n. 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, 18 de dez. 2017a.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Portaria Normativa n. 20, de 21 de dezembro de 2017. Dispõe sobre os procedimentos e o padrão decisório dos processos de credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos, nas modalidades presencial e a distância, das instituições de educação superior do sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, n. 245, seção 1, p. 25, 22 dez. 2017b.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Portaria Normativa n. 21, de 21 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o sistema e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Diário Oficial da União, n. 245, seção 1, p. 29-33, 22 dez. 2017c.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Portaria Normativa n. 23, de 21 de dezembro 2017. Dispõe sobre os fluxos dos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos. (Redação dada pela Portaria Normativa n. 742, de 3 de agosto de 2018). Diário Oficial da União, n. 170, seção 1, p. 44, 03 set. 2018.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e Transformações da Educação Superior Brasileira (1995-2009): do provão ao Sinaes. Avaliação. Campinas, v. 15, n. 1, 2010. p. 195-224.
FONSECA, Edson Nery. Introdução. In: OTLET, Paul; et al. Bibliometria: teoria e prática.
Edson Nery da Fonseca (Orgs.). Tradução de Alda Baltar, Ivanilda Fernandes Costa Rolim e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix/EDUSP, p. 9-15, 1986.
GOMES, Magno Federici. Atos Autorizativos das Instituições de Ensino Superior: procedimentos administrativos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, Goiás, v. 24, n. 2, p. 291-315, mai./ago. 2008.
MANCEBO, Deise. Reforma universitária: reflexões sobre a privatização e a mercantilização do conhecimento. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 845-866, out. 2004.
MENEGHEL, Stela M.; ROBL, Fabiane; SILVA, Tattiana T. Freitas da. A relação entre avaliação e regulação na Educação Superior: elementos para o debate. Educar. Curitiba, n. 28, p. 89-106, 2006.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.
SILVA, Márcia Regina da; HAYASHI, Carlos Roberto Massao; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. INCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v.2, n. 1, p. 110-129, jan./jun. 2011.
SGUISSARDI, Valdemar. Reforma universitária no Brasil – 1995-2006: precária trajetória e
incerto futuro. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96 (Especial), p. 1021-1056, out. 2006.
VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos
mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Revista Ciência da informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, mai./ago. 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.