Foco nas políticas de avaliação, na regulação e na supervisão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia a partir de atos normativos

Autores/as

Palabras clave:

políticas de avaliação, de regulação e de supervisão, sistema de educação superior, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia-IFSULDEMINAS.

Resumen

O objetivo do texto é averiguar atos histórico-normativos de avaliação, de regulação e de supervisão direcionados aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a partir da criação do Sinaes. O trabalho é de cunho teórico-documental, com uso de estudo bibliométrico e análise textual discursiva no levantamento de dados. Conclui-se que as políticas avaliativas e regulatórias implementadas não são direcionadas e nem planejadas para especificidades acadêmicas, administrativas e organizacionais de IFs, além de incidirem sobre eles as mesmas regulamentações de universidades federais.

Biografía del autor/a

  • Joelma dos Santos Bernardes, Universidade Federal de São Carlos

    Professora voluntária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e professora voluntária na pós-graduação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Pouso Alegre. Tem experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior, nas modalidades Educação Especial e Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos e Educação a Distância. É Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus Araraquara, bolsa de estudo CNPq/PDJ, licenciada em Pedagogia e especialista em Pedagogia Empresarial Organizacional pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com Mobilidade Internacional na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (U. Porto). É Avaliadora Externa do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Inep. É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Observatório e Pesquisa das Políticas de Avaliação da Educação Superior (POW1), da UFSCar e Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais ? (IFSULDEMINAS). Participou do Grupo Análise de Políticas Educativas (GAPE) da FPCE da U. Porto. É associada à Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), região sudeste e participa da Rede Universitas/Br e do GT- 11 da ANPEd - Política de Educação Superior. 

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Publicado

2022-08-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Foco nas políticas de avaliação, na regulação e na supervisão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia a partir de atos normativos. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 2, p. 366–387, 2022. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/240698. Acesso em: 19 apr. 2025.