Motivação acadêmica e qualificação profissional de estudantes de educação física

Autores/as

  • Fábio Ricardo Acencio Unicesumar
  • Daniel Vicentini Oliveira UNICESUMAR
  • Vivian Rafaella Prestes UEM
  • José Roberto Andrade do Nascimento Júnior UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id267733

Palabras clave:

Motivação, Estudantes universitários, Universidade, Ensino superior, Educação física

Resumen

Estudo transversal que teve o objetivo de analisar a percepção 117 de estudantes de educação física acerca da motivação acadêmica e qualificação profissional. Foram utilizadas a Escala de Motivação Acadêmica e a Escala de Competência Profissional Percebida em Educação Física. A análise dos dados foi conduzida por meio da estatística descritiva e inferencial. Os estudantes dos dois primeiros anos são mais identificados com os estudos e se percebem com mais habilidades profissionais. Os estudantes que já trabalham na área apresentaram maior motivação intrínseca e percepção de qualidade profissional. O tempo de curso e o trabalho na área parecem ser fatores intervenientes na identificação com os estudos e na percepção de qualidade profissional, respectivamente.

Biografía del autor/a

  • Fábio Ricardo Acencio, Unicesumar

    Doutorando em Promoção da Saúde. Graduado em Educação Física. 

  • Daniel Vicentini Oliveira, UNICESUMAR

    Doutor em Gerontologia. Graduado em Educação física e Fisioterapia. 

  • Vivian Rafaella Prestes, UEM

    Doutora em Psicologia. Graduada em Psicologia. Centro Universitário Cidade Verde.

  • José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, UNIVASF

    Doutor em Educação física. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Graduado em Educação física. 

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Publicado

2025-03-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Motivação acadêmica e qualificação profissional de estudantes de educação física. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024016, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id267733. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/267733. Acesso em: 19 apr. 2025.