Método de Avaliação do Risco de Falha na Aprendizagem Baseada em Projetos via AHP e BBN com vista à melhoria da Qualidade do Ensino da Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291247Keywords:
aprendizagem ativa, educação em engenharia, avaliação de riscosAbstract
A aprendizagem baseada em projetos (PBL) tornou-se uma abordagem proeminente no ensino de engenharia, promovendo o conhecimento profissional dos alunos. No entanto, as universidades geralmente encontram desafios imprevistos com a PBL, o que leva a um retorno aos métodos de ensino convencionais. As complexidades da PBL introduzem inúmeras variáveis, aumentando o risco de fracasso. Este estudo propõe um método para identificar fatores de risco no emprego da PBL para o ensino de alunos de engenharia. Ele envolve a avaliação da probabilidade e do impacto do risco para obter pontuações globais de risco, utilizando a Rede de Crença Bayesiana (BBN) e elaborando respostas para os riscos de alta pontuação. Um estudo de caso validou o método, reunindo dados de várias fontes. Os fatores de risco foram identificados, categorizados e avaliados por meio de uma pesquisa e do Analytic Hierarchy Process (AHP). O BBN e a análise de sensibilidade identificaram riscos de alta probabilidade, permitindo a formulação de ações de resposta. O método proposto aprimora o processo de PBL, oferecendo um processo proativo de mitigação de riscos e percepções sobre o setor educacional que beneficiam professores, alunos e tomadores de decisão
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Copyright (c) 2025 Thiago Piantino da Camara, Jose Cristiano Pereira, Ercilia Stefano, Ana Carolina Rios Coelho, Natália Fernandes da Motta

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