INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTROLADORIA EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Authors

  • Ivam Ricardo Peleias Centro Universitário FECAP e PUC-SP
  • Janete de Fátima Mendonça Centro Universitário FECAP e Universidade Cruzeiro do Sul
  • Vilma Geni Slomski Centro Universitário FECAP
  • Ivani Catarina Arantes Fazenda Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Keywords:

Contabilidade. Ensino superior. Brasil.

Abstract

Este estudo buscou conhecer, analisar e descrever a percepção de professores da disciplina de Controladoria em cursos de Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior – IES – na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. É uma pesquisa descritiva-qualitativa, com dados obtidos em entrevistas com sete professores de quatro IES. Verificou-se que a interdisciplinaridade não é adotada de forma explícita no curso e nem nas práticas adotadas por seus atores; porém, os docentes percebem sua importância para a prática pedagógica e para a melhoria da qualidade de ensino e a formação discente. As falas revelaram trocas informais de idéias e de experiências de ensino no contexto universitário. Os professores mostraram-se preocupados em se inteirar do conjunto de disciplinas, com pouco compromisso com uma integração mais planejada e uma prática de ensino compartilhada, tendo o Projeto Político Pedagógico – PPP - como o lócus prático no curso. A interdisciplinaridade é mais pensada e falada do que vivenciada. Conclui-se que, embora os professores sejam sensíveis à importância da interdisciplinaridade na formação dos futuros contadores, persiste uma distância entre o falado, o pensado e o efetivamente praticado no contexto universitário.

Author Biographies

  • Ivam Ricardo Peleias, Centro Universitário FECAP e PUC-SP
    Doutor (1999) e Mestre (1992) em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo - FEA-USP, Bacharel em Ciências Contábeis pela Associação Tibiriçá de Educação (1983). Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis do Centro Universitário FECAP. Professor Assistente Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Membro de Conselhos Editoriais e consultor ad hoc de revistas científicas classificadas no Qualis CAPES. Pesquisador financiado pela FAPESP e Fundação Fritz Müller-SC. Líder do grupo de pesquisa "Centro de Estudos Interdisciplinares do Trabalho", no CNPQ. Possui trabalhos apresentados em eventos e livros e artigos publicados no Brasil e no exterior nas áreas Contabilidade, Controladoria, Ensino da Contabilidade, Mercado de Trabalho para Contadores, Perícia Contábil, Controle Interno e Gestão de Riscos.
  • Janete de Fátima Mendonça, Centro Universitário FECAP e Universidade Cruzeiro do Sul
    Mestre (2007) em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP, Bacharel em Ciências Contábeis pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. Professora e Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Cruzeiro do Sul. Consultora Educacional do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Perita e Assistente Técnica Contábil em Processos Judiciais, extra-judiciais e arbitrais.
  • Vilma Geni Slomski, Centro Universitário FECAP
    Pós-Doutora em Ciências Contábeis, pela FEA/USP, área da Educação e Pesquisa Contábil, com projeto financiado pela FAPESP. Mestre e Doutora em Educação pela FEUSP. Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis do Centro Universitário FECAP. Líder do grupo de pesquisa “Observatório FECAP de Educação e Pesquisa Contábil”. Integrante de grupos de pesquisa e autora de artigos científicos na área da Educação e Pesquisa Contábil. Avaliadora de artigos para Eventos e Congressos Científicos e consultora ad hoc de artigos para revistas Científicas na área Contábil. Professora dos Cursos de Pós-graduação Lato-Sensu da FIPECAFI. Pedagoga pela UNOESC, pesquisadora, autora de livro e co-autora de capítulo de livro e artigos científicos na área de Didática e Prática de Ensino junto ao Centro de Docência e Pesquisa em Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Educacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP.
  • Ivani Catarina Arantes Fazenda, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
    Livre Docente em Didática pela UNESP (1991), Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo (1978) e Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1963). Professora titular da PUC de São Paulo, professora associada do CRIE (Centre de Recherche et intervention educative) da Universidade de Sherbrooke- Canadá. Membro fundador do Instituto Luso Brasileiro de Ciências da Educação -Universidade de Évora - Portugal. Desde 2007 é membro do CIRETt/UNESCO - França. Membro dos comitês científicos de várias revistas na área da Educação. Preside o conselho editorial de duas coleções de livros da Editora Papirus e três das Edições Loyola. Membro da Academia Paulista de Educação (cadeira 37). Coordena o GEPI - grupo de estudos e pesquisas em interdisciplinaridade, filiado ao CNPQ e outras instituições internacionais. Pesquisadora CNPQ - Nível ID. Atua na área de Educação, ênfase em Ensino-Aprendizagem, nos temas: interdisciplinaridade, educação, pesquisa, currículo e formação.

Published

2011-09-12

Issue

Section

Artigo

How to Cite

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTROLADORIA EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/42353. Acesso em: 19 apr. 2025.