COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA): SIMILARIDADES E DESSEMELHANÇAS NO USO DA ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Mara Regina Lemes Sordi UNICAMP

Palabras clave:

Avaliação institucional. Educação superior. Ensino fundamental. Participação. CPA.

Resumen

O estudo reflete sobre os significados das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) criadas como estratégia possibilitadora de processos de avaliação institucional participativa. Busca estabelecer comparações a partir da implementação desta estratégia em escolas de uma rede municipal de ensino a partir de uma releitura do modelo utilizado no SINAES. Os resultados confirmam a importância da CPA como instância que promove o encontro dos atores sociais nos espaços coletivos para buscarem o aprimoramento da qualidade de ensino de forma organizada e plural. Apontam-se as vantagens do uso das CPAs no ensino fundamental pela proximidade dos processos de avaliação dos atores internos e externos à escola.

Biografía del autor/a

  • Mara Regina Lemes Sordi, UNICAMP
    Professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, Depratamento de Estudos e Práticas Culturais ( DEPRAC) , pesquisadora do LOED

Publicado

2011-09-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA): SIMILARIDADES E DESSEMELHANÇAS NO USO DA ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/45011. Acesso em: 19 apr. 2025.