A CONTRIBUIÇÃO DA AVALIAÇÃO IN LOCO COMO FATOR DE CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCIPIOS ESTRUTURANTS DO SINAES

Authors

  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pedro Antonio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério da Silva Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Ines Nava Azevedo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Expedito Michels Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Avaliação in loco. Princípios norteadores. SINAES.

Abstract

O artigo versa sobre a contribuição de avaliação in loco no sentido de promover a consolidação dos princípios norteadores do SINAES a partir de uma reflexão construtiva entre os consultores ad hoc e a instituição. A digressão teórica elenca aspectos relacionados a construção da identidade institucional, a partir da contribuição da avaliação e o retrospecto da avaliação institucional no Brasil. Elenca, ainda uma reflexão sobre o modelo do SINAES e os princípios estruturantes e norteadores do Sistema, destacando a contribuição do processo de avaliação in loco na construção da epistemologia institucional. Para tanto, as interações metodológicas ocorrem sob as bases da pesquisa acadêmica, de caráter documental indireto e que se classifica como sendo descritiva-explicativa, predominantemente qualitativa e designada como sendo uma pesquisa participante. As investigações construtivistas permitem concluir, entre outros desígnios, que do ponto de vista dos avaliadores ad hoc os aspectos que determinam o cumprimento dos princípios estruturantes do SINAES no contexto da avaliação institucional das instituições de educação superior no Brasil ensejam uma relação construtivista, democrática e de aprendizado mutuo e continuo entre avaliadores e a própria instituição, a qual é a responsável pela consolidação destes princípios no âmbito do ensino superior brasileiro.

Author Biographies

  • Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade Federal de Santa Catarina
    Acadêmico do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera (FACIERC/Criciúma) e Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera (FACIERC/Criciúma). Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina - INPEAU/UFSC. Desde 2008 atuando como Coordenador de Avaliação e Pesquisas Institucionais e Presidente da Comissão Própria de Avaliação da FACIERC (CPA-FACIERC) com experiência e desempenho nas áreas que se voltam à Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior e na implantação dos processos de gestão institucional e coordenação de cursos com base nas prerrogativas do SINAES, sendo responsável pela implantação do Projeto de Avaliação Institucional da FACIERC. Atua, também, como Auxiliar de Coordenação de Cursos responsável pela Coordenação do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Administração e Sistemas de Informação da FACIERC, subsidiando a construção, implementação, avaliação e atualização de Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação e na preparação das ações preparatórias para o ENADE.
  • Pedro Antonio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira (1989), Especialização em Recursos Humanos (1992); Mestrado em Administração (1998) e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). É Especialista em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e pela OUI - Organização Universitária Interamericana (2004). É professor do Departamento de Ciências da Administração - CAD, do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU, e do Programa de Pós-Graduação em Administração - CPGA; Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária; Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU. Na área de Gestão Universitária atua em Políticas, Estrutura e Funcionamento da Educação Superior; Universidade e Desenvolvimento Local e Planejamento Estratégico. Como professor na área de Administração, atua na área de Empreendedorismo.
  • Rogério da Silva Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é membro do Conselho Científico da Revista de Ciências da Administração e parecerista em eventos de Administração e Engenharia de Produção. É professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e tem experiência com Avaliação Institucional, tendo sido presidente da Comissão Permanente de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Santa Maria e avaliador institucional do INEP/MEC. Desenvolve projetos de pesquisa em avaliação institucional e atua na área de Administração, com ênfase em Estratégia Organizacional, atuando principalmente em administração da produção, qualidade, administração de materiais e administração estratégica.
  • Maria Ines Nava Azevedo, Universidade Federal de Santa Catarina
    Acadêmica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Especialização em Gestão Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979). Atualmente é técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Exerce a função de Chefe de Expediente no Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC. Adicionalmente atua como auditora interna do sistema LABCAL - NBR ISO/IEC 17025.
  • Expedito Michels, Universidade Federal de Santa Catarina
    Acadêmico do Mestrado Profissional em Administração Universitária. Possui graduação em Administracao pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1987). Atualmente é diretor geral da Faculdade Capivari. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Vendas

Published

2012-08-27

Issue

Section

Artigo

How to Cite

A CONTRIBUIÇÃO DA AVALIAÇÃO IN LOCO COMO FATOR DE CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCIPIOS ESTRUTURANTS DO SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 3, 2012. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/54514. Acesso em: 19 apr. 2025.