ORIGENS SOCIAIS DOS FUTUROS EDUCADORES: A DEMOCRATIZAÇÃO DESIGUAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Authors

  • Janete Palazzo Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas
  • Candido Alberto Gomes Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília

Keywords:

Educação superior. Magistério. Estratificação social. Democratização educacional. Custos educacionais.

Abstract

O objetivo deste artigo é comparar, por meio de um estudo de caso, as características sociais, econômicas e culturais de alunos de cursos de formação de educadores e de Direito, ramo historicamente mais seletivo e, por isso, detentor de maior valorização social. Assim, pretende-se verificar a existência de diferenças sociais entre os estudantes desses cursos, no âmbito da instituição, apesar da expansão da educação superior no Brasil. A literatura constata que o crescimento das matrículas tem conduzido a uma democratização “estratificada”, em que carreiras mais seletivas continuam como tal, enquanto as demais se tornam mais acessíveis a estudantes de origens sociais menos favorecidas. A pesquisa exploratória utilizou questionários como instrumentos de coleta de dados, respondidos por estudantes ingressantes do primeiro e segundo semestres de Pedagogia, Matemática e Direito em uma instituição privada de educação superior do Distrito Federal. Os resultados indicaram que os futuros educadores têm origem em estratos socioeconômicos menos privilegiados e são detentores de menos capital cultural, ao contrário do grupo de Direito. Ademais, os custos diretos e indiretos dos licenciandos são menores que a metade dos de Direito e, pela sua renda, recebem mais bolsas de estudo. Assim, pessoas com status socioeconômico mais alto tendem a ingressar em cursos e instituições de mais alto prestígio, situação acentuada com a inflação educacional, isto é, a desvalorização progressiva dos diplomas ante o crescimento do número de graduados. Com isso, visam a ter melhores oportunidades ocupacionais, mantendo até certo ponto as diferenças sociais. Quanto aos futuros educadores, indaga-se sobre as implicações da formação de profissionais, cujos custos e retornos da formação são modestos.

Author Biographies

  • Janete Palazzo, Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas
    Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília; Vice-Diretora da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas - FACITEC
  • Candido Alberto Gomes, Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília
    Doutor em Educação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Professor titular do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília

Published

2012-11-08

Issue

Section

Artigo

How to Cite

ORIGENS SOCIAIS DOS FUTUROS EDUCADORES: A DEMOCRATIZAÇÃO DESIGUAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 3, 2012. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/69523. Acesso em: 19 apr. 2025.