TRAJETÓRIA DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS: UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO
Palabras clave:
Egressos. Pós-graduação. INPE.Resumen
Este trabalho analisa a trajetória acadêmica e o destino profissional dos egressos dos cursos de mestrado e doutorado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para isso, foram realizados levantamento e análise dos dados de 1098 egressos, titulados no período 1968 a 2009, nos cursos de Astronomia, Geofísica Espacial, Meteorologia, Engenharia e Tecnologia Espaciais, Computação Aplicada e Sensoriamento Remoto. Os resultados mostram a relevância das atividades de ensino do Instituto para o desenvolvimento da ciência espacial no país, assim como a importância dos mecanismos de avaliação de desempenho e impacto como subsídios ao planejamento e às ações de formação de competências.Descargas
Publicado
2011-12-05
Número
Sección
Artigos
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TRAJETÓRIA DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS: UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/72279. Acesso em: 19 apr. 2025.