TRAJETÓRIA DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS: UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO

Autores

  • Maria Lígia Moreira Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Lea Velho Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Egressos. Pós-graduação. INPE.

Resumo

Este trabalho analisa a trajetória acadêmica e o destino profissional dos egressos dos cursos de mestrado e doutorado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para isso, foram realizados levantamento e análise dos dados de 1098 egressos, titulados no período 1968 a 2009, nos cursos de Astronomia, Geofísica Espacial, Meteorologia, Engenharia e Tecnologia Espaciais, Computação Aplicada e Sensoriamento Remoto. Os resultados mostram a relevância das atividades de ensino do Instituto para o desenvolvimento da ciência espacial no país, assim como a importância dos mecanismos de avaliação de desempenho e impacto como subsídios ao planejamento e às ações de formação de competências.

Biografia do Autor

  • Maria Lígia Moreira, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
    Analista em Ciência e Tecnologia, INPE
  • Lea Velho, Universidade Estadual de Campinas
    Professora Titular no DPCT, Unicamp

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Publicado

05-12-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TRAJETÓRIA DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS: UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/72279. Acesso em: 19 abr. 2025.