Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil

Authors

  • Leandro Almeida Universidade do Minho - Instituto de Educação
  • Claisy Maria Marinho-Araujo
  • Alberto Amaral Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior – Cipes - Porto.
  • Diana Dias ISLA Campus Lx – Laureate International Universities, Lisboa.

Keywords:

Educação Superior, Expansão, Massificação, Democratização, Portugal, Brasil

Abstract

Associa-se frequentemente o termo “massificação” do ensino superior à democratização de seu acesso por parte de alunos provenientes das camadas sociais e culturais menos favorecidas e com menor tradição familiar de formação acadêmica superior. Neste artigo, pretende-se discutir, com base na análise de alguns indicadores da forte expansão ocorrida nos sistemas de ensino superior de Portugal e do Brasil nas últimas décadas, a efetiva democratização ocorrida. Vários pontos desse crescimento exponencial e alguns mecanismos de regulação criados, entretanto, permitem que se afirme que o ensino superior se abriu na realidade a estratos sociais e a públicos menos tradicionais neste nível de ensino; contudo, permanecem acentuadas assimetrias sociais nas instituições e nos cursos a que se tem acesso, ao mesmo tempo em que a permanência e abandono também se diferenciam socialmente em termos das respectivas taxas de incidência. Estes fenômenos têm causas diversas, não sendo possível ilibar as próprias instituições de ensino superior de responsabilidades nesse cenário.

Author Biographies

  • Leandro Almeida, Universidade do Minho - Instituto de Educação
    Professor Catedrático da Universidade do Minho - Portugal. Presidente do do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É autor de diversos artigos, capítulos e livros nas temáticas da inteligência, processos cognitivos e aprendizagem. Possui vários trabalhos publicados, também, na área da educação superior, metodologia da investigação, nomeadamente sobre construção e validação provas psicológicas.
  • Claisy Maria Marinho-Araujo
    Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília e pós doutorado pela Universidade do Minho, Portugal. Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas e consultorias na interface das áreas da Psicologia e da Educação, com ênfase nos seguintes temas: psicologia escolar, desenvolvimento de competências, formação de psicólogos e professores, avaliação educacional, processos de desenvolvimento e aprendizagem, educação superior
  • Alberto Amaral, Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior – Cipes - Porto.
    Pesquisador do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (Cipes), no Porto/Portugal. Presidente do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em Lisboa/Portugal. Ex-Reitor da Universidade do Porto. Pesquisador, consultor de diversas instituições internacionais. Especialista em políticas da educação superior.
  • Diana Dias, ISLA Campus Lx – Laureate International Universities, Lisboa.
    Professora da ISLA Campus Lx – Laureate International Universities, Lisboa, Portugal. Pesquisadora do Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior, Matosinhos, Porto, Portugal. Autora diversos artigos e pesquisas na área da educação superior.

Published

2012-11-08

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 3, 2012. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/78445. Acesso em: 19 apr. 2025.