GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES
Resumen
A avaliação da qualidade de um curso superior de graduação envolve, necessariamente, a identificação do perfil profissional dos egressos. A primeira pesquisa realizada com os egressos do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) objeto deste estudo, foi efetuada em 1978. Esta pesquisa foi retomada agregando novas dimensões de análise visando a abordar o desenvolvimento de competências conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O estudo foi realizado com egressos formados no período de 2005 a 2009. Com a realização da pesquisa buscou-se conhecer a realidade profissional, identificar as competências profissionais exigidas e a contribuição do curso em termos de formação acadêmica para o desenvolvimento das competências. A estratégia metodológica utilizada caracterizou-se como um estudo de caso descritivo e quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de dois tipos de questionários estruturados, com questões fechadas e abertas envolvendo uma amostra formada por 359 egressos. A aplicação da técnica de análise fatorial permitiu identificar as principais competências exigidas pelo mercado profissional: padrões e valores, adaptação e negociação, conhecimento e técnico-profissional. Os resultados sugerem que as expectativas propostas pelas DCNs estão sendo plenamente desenvolvidas pelo Curso de Administração da UFSM.Descargas
Publicado
2013-11-26
Número
Sección
Artigos
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Cómo citar
GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/91534. Acesso em: 19 apr. 2025.