GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES

Autores

  • Maria de Lourdes Severo Regio Universidade Federal de Santa Maria
  • Vitor Francisco Schuch Jr. Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A avaliação da qualidade de um curso superior de graduação envolve, necessariamente, a identificação do perfil profissional dos egressos. A primeira pesquisa realizada com os egressos do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) objeto deste estudo, foi efetuada em 1978. Esta pesquisa foi retomada agregando novas dimensões de análise visando a abordar o desenvolvimento de competências conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O estudo foi realizado com egressos formados no período de 2005 a 2009. Com a realização da pesquisa buscou-se conhecer a realidade profissional, identificar as competências profissionais exigidas e a contribuição do curso em termos de formação acadêmica para o desenvolvimento das competências. A estratégia metodológica utilizada caracterizou-se como um estudo de caso descritivo e quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de dois tipos de questionários estruturados, com questões fechadas e abertas envolvendo uma amostra formada por 359 egressos. A aplicação da técnica de análise fatorial permitiu identificar as principais competências exigidas pelo mercado profissional: padrões e valores, adaptação e negociação, conhecimento e técnico-profissional. Os resultados sugerem que as expectativas propostas pelas DCNs estão sendo plenamente desenvolvidas pelo Curso de Administração da UFSM.

Biografia do Autor

  • Maria de Lourdes Severo Regio, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é Assistente em Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Vitor Francisco Schuch Jr., Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Administração (1970) e Pedagogia (1971) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente atua na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como Professor Visitante, no Curso de Graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSM).
  • Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas, Vice-Coordenadora do PPGA/UFSM, Coordenadora Operacional do Curso de Doutorado em Administração da FEA/USP em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria e a UNIPAMPA.
  • Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria
    Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Mestre em Administração na Universidade Federal de Santa Maria-RS, Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

26-11-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/91534. Acesso em: 19 abr. 2025.