Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias
Palabras clave:
avaliação institucional, formação de professores, reformas educacionais, avaliação da aprendizagem, projeto pedagógico, qualidade de ensinoResumen
O texto aborda a aprendizagem da avaliação como um dos saberes essenciais para o processo de trabalho docente. Frente aos processos de avaliação externa cada vez mais presentes no texto das políticas educacionais , os autores propõem que os processos de formação de professores incorporem a discussão sobre a avaliação institucional apresentando-a como instância mediadora entre a avaliação da aprendizagem e a avaliação de sistemas. A aprendizagem de articulação entre os três níveis de avaliação repercute nos processos de qualificação das formas de participação docente no projeto da escola e indiretamente melhora a aprendizagem dos estudantesDescargas
Publicado
2009-05-25
Número
Sección
Artigos
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Cómo citar
Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2009. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/9719. Acesso em: 19 apr. 2025.