Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias

Autores/as

  • Mara Regina Lemes Sordi UNICAMP
  • Menga Ludke PUC-Rio/ UCP

Palabras clave:

avaliação institucional, formação de professores, reformas educacionais, avaliação da aprendizagem, projeto pedagógico, qualidade de ensino

Resumen

O texto aborda a aprendizagem da avaliação como um dos saberes essenciais para o processo de trabalho docente. Frente aos processos de avaliação externa cada vez mais presentes no texto das políticas educacionais , os autores propõem que os processos de formação de professores incorporem a discussão sobre a avaliação institucional apresentando-a como instância mediadora entre a avaliação da aprendizagem e a avaliação de sistemas. A aprendizagem de articulação entre os três níveis de avaliação repercute nos processos de qualificação das formas de participação docente no projeto da escola e indiretamente melhora a aprendizagem dos estudantes

Biografía del autor/a

  • Mara Regina Lemes Sordi, UNICAMP
    Departamento de Práticas e Estudos Culturais ( DEPRAC) da Faculdade de Educação
  • Menga Ludke, PUC-Rio/ UCP
    Departamento de Educação da PUC-Rio

Publicado

2009-05-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2009. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/9719. Acesso em: 19 apr. 2025.