EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UFMG - 1998-2011: PESQUISAS ACADÊMICAS

Autores/as

  • Silvania Sousa Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maclovia Corrêa da Silva

Palabras clave:

Educação ambiental. Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertações e teses.

Resumen

Neste artigo analisamos os trabalhos dissertativos de Educação Ambiental – EA defendidos entre 1998 e 2011 na Universidade Federal de Minas Gerais, sob a perspectiva das políticas educacionais e ambientais. O objetivo principal foi compreender as tendências, as implicações e os interesses de pesquisas que tratam do tema, considerando que eles foram desenvolvidos em diferentes áreas do conhecimento. São 17 textos que trouxeram no título o termo “Educação Ambiental”. Entendemos que a interdisciplinaridade perpassa os trabalhos transversalmente, e que os instrumentos legais ainda são argumentos pulsantes do conjunto de pesquisas que visam desenvolver novos valores e práticas educacionais. Os resultados apresentaram diferentes enfoques para a abordagem do tema – educativo, participativo, desenvolvimento pessoal, responsabilidade individual -, uma distribuição dos estudos restrita ao escopo de certas disciplinas, destacando-se a forte relação entre o curso de formação do autor e as escolhas teórico-metodológicas de análise.

Publicado

2015-06-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UFMG - 1998-2011: PESQUISAS ACADÊMICAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/105808. Acesso em: 19 apr. 2025.