AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: a abordagem por competências

Autores/as

  • Claisy Marinho-Araujo Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
  • Mauro Luiz Rabelo

Palabras clave:

Competências, Matriz de competências, Avaliação educacional, Educação

Resumen

Neste artigo, discutem-se os referenciais utilizados na compreensão do conceito de competência, com o objetivo de clarificar e ampliar sua abrangência. No âmbito educacional, a avaliação é um processo amplo, complexo, que ultrapassa sobremaneira o nível do indivíduo, com desdobramentos coletivos e institucionais. Com características e finalidades educativas e pedagógicas, o processo vai muito além do estabelecimento de indicadores de classificação meritocrática de estudantes, cursos e instituições, devendo ocupar-se da investigação acerca da formação humana e da construção da cidadania, considerando questões subjetivas e contextuais. O processo de avaliação deve ter caráter formativo e de desenvolvimento, de modo a influenciar a reconfiguração de contextos, condições sociais e propostas pedagógicas, para que esses se constituam em opções mais favoráveis à construção das competências necessárias ao perfil que se deseja formar. Na última década, estudos, pesquisas e políticas educacionais têm utilizado a avaliação de competências como orientação para elaboração de instrumentos, bem como para processos de monitoramento da qualidade da educação e da formação profissional. Sinalizando, desse modo, os desafios das propostas que envolvem estudos da dinâmica do processo de desenvolvimento de competências e de sua avaliação, discute-se também, neste artigo, a matriz de competências como opção teórico-metodológica para fundamentar procedimentos em avaliação e oportunizar indicadores, ações e estratégias que promovam escolhas mais favoráveis à formação educacional e profissional com base em competências, levando em consideração um contexto mais global.

Biografía del autor/a

  • Claisy Marinho-Araujo, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
    Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, pós doutorado e estágio sênior pela Universidade do Minho, Portugal. Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas e consultorias na interface das áreas da Psicologia e da Educação, com ênfase nos seguintes temas: psicologia escolar, desenvolvimento de competências, formação de psicólogos e professores, avaliação educacional, processos de desenvolvimento e aprendizagem, educação superior

Publicado

2015-06-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: a abordagem por competências. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/109612. Acesso em: 19 apr. 2025.