O IMPACTO DAS AVALIAÇÕES DISCIPLINARES NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Marisa Aparecida Pereira Santos Universidade Sagrado Coração (USC) - Bauru, SP

    Palabras clave:

    ENADE, Metodologia, Desempenho

    Resumen

    O artigo traduz a pesquisa relacionada ao estudo da aplicabilidade do Exame Nacional de Desempenho do Ensino Superior - ENADE no Curso de Administração da Universidade Sagrado Coração. A análise abrangeu fundamentação teórica sobre os conceitos de vários autores para a consecução dos objetivos propostos. A metodologia foi sustentada em três vertentes, sendo elas: a) quanto ao objetivo da pesquisa: pesquisa exploratória; b) quanto aos procedimentos da pesquisa: estudo de caso e pesquisa quantitativa; e c) quanto à fonte de informação: pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. O instrumento norteador foi um questionário fechado com doze questões, abordando assuntos concernentes a conhecimentos, procedimentos e demais parâmetros relacionados às provas do ENADE.

    Biografía del autor/a

    • Marisa Aparecida Pereira Santos, Universidade Sagrado Coração (USC) - Bauru, SP
      Setor da Pró-Reitoria Acadêmica

    Publicado

    2015-12-21

    Número

    Sección

    Artigos

    Cómo citar

    O IMPACTO DAS AVALIAÇÕES DISCIPLINARES NO ENSINO SUPERIOR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/118033. Acesso em: 14 oct. 2025.