O LUGAR DA PESQUISA QUALITATIVA NA AVALIAÇÃO DE

Autores/as

  • Ana Maria Falsarella Centro Universitário de Araraquara_UNIARA

    Palabras clave:

    avaliação social, políticas e programas sociais, pesquisa qualitativa, paradigma interpretativo.

    Resumen

    Este texto apresenta um estudo que explora e organiza ideias sobre tendências na avaliação de políticas e programas sociais. Parte dos três primeiros estágios da teoria da avaliação social (SHADISH, COOK e LEVINTON, 1995): 1º Aplicação rigorosa de métodos científicos; 2º Estudo dos fatores que influenciam a utilização da avaliação por decisores públicos; 3º Síntese dos estágios anteriores e análise de seus pontos fortes e fracos. A seguir, apresenta a quarta geração ou estágio das teorias cuja base é o paradigma interpretativo (GUBA e LINCOLN, 1989). Destaca que a pesquisa qualitativa, no decorrer do tempo, ganha espaço no universo da pesquisa social ao reconhecer a influência das relações intersubjetivas e dos valores das pessoas envolvidas. Conclui sobre a complementaridade de métodos quantitativos e qualitativos.

    Biografía del autor/a

    • Ana Maria Falsarella, Centro Universitário de Araraquara_UNIARA
      Programa de Pós-Graduação em Educação_Mestrado profissionalizante: Processos de Ensino, Gestão e Inovação Educacional (aguardando aprovação da Capes)

    Publicado

    2015-08-04

    Número

    Sección

    Artigos

    Cómo citar

    O LUGAR DA PESQUISA QUALITATIVA NA AVALIAÇÃO DE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/121007. Acesso em: 14 oct. 2025.