QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: CONCEPÇÕES DE DOCENTES PESQUISADORES

Autores/as

  • Sandra Regina Soares Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Maria Isabel Cunha Universidade do Valo do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palabras clave:

Qualidade do ensino superior. Docência universitária. Ensino com pesquisa.

Resumen

RESUMO O texto expõe parte dos resultados de uma pesquisa, de abordagem qualitativa, que buscou compreender o papel da relação entre ensino e pesquisa nas representações acerca de qualidade do ensino de graduação de dezenove professores de cursos de graduação, pesquisadores experientes, que atuam simultaneamente na pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública. Inicia com uma reflexão sobre o conceito de qualidade do ensino superior e sobre o ensino com pesquisa. Destaca, entre as evidências do estudo, a falta de clareza sobre esse conceito, a falta de problematização acerca da formação e do perfil de profissional que desenvolvem ou gostariam de desenvolver, a quase inexistência de lugar para o ensino com pesquisa na graduação, apesar da expertise dos depoentes em pesquisa. Aspectos que denotam a prevalência de um estilo de ser professor e de uma cultura institucional que contribuem para a permanência da pedagogia universitária na invisibilidade e para a instalação processual, sem negociação, da perspectiva de qualidade produtivista.

Biografía del autor/a

  • Sandra Regina Soares, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
    Doutora em Educaçao pela Université de Sherbrooke - Quebec- Canada. Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS. Professora titular da Universidade do Estado da Bahia lecionando no Departamento de Educação na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. Pesquisadora na área de educação nos aspectos: formação de professor, pedagogia universitária e representações sociais. Email-ssoares@uneb.br Endereço para correspondência: Rua Dr. Augusto Lopes Pontes no 279, AP 102, Costa Azul, Salvador-Bahia, CEP 41760-035. Tels. (071) 32723995; 99110866.
  • Maria Isabel Cunha, Universidade do Valo do Rio dos Sinos (UNISINOS)
    Possui graduação em Ciências Sociais e Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (1968), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pos-doutorado pela Universidad Complutense de Madrid. Docente titular do Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS). Email- Mabel@unisinos.br Endereço para correspondência: Irani no. 70, Cristal. Porto Alegre-RS. Cep. 90810-140. Tels(51) 33928921; 99757536

Publicado

2017-06-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: CONCEPÇÕES DE DOCENTES PESQUISADORES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 316–331, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/131292. Acesso em: 19 apr. 2025.