A GOVERNAMENTALIDADE E O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES – ENADE

Autores/as

  • Taise Feldmann Universidade Regional de Blumenau- FURB
  • Osmar de Souza FURB, Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Educação Programa de Pós-graduação em educação, Mestrado

Palabras clave:

Governamentalidade. Enade. Educação Superior. Implicações da avaliação.

Resumen

Assiste-se, no Brasil, a partir dos anos 80/90, a um desencadear de um conjunto de avaliações nacionais. Essas avaliações atingem todos os segmentos, e neste artigo, aborda-se uma dessas avaliações, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade. O Enade vem sendo utilizado como uma avaliação da pretendida qualidade do ensino superior brasileiro, e em razão de todas as avaliações, instauram-se alguns conflitos, dentro e fora da universidade. Confrontam-se compreensões de avaliação. Discute-se o papel do Estado frente a essas práticas avaliativas e até o deslocamento do Estado-nação para um Estado transnacional. Este artigo tenta percorrer esses e outros problemas, fixando-se no conceito de governamentalidade, proposto por Michel Foucault. O Enade foi aplicado pela primeira vez no ano de 2004, e faz parte do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), do Ministério da Educação – MEC. O exame compreende uma parte de conhecimentos gerais e outra de específicos, e os resultados trazem consequências para os cursos e para as instituições. É por essas consequências que o conceito de governamentalidade constitui o foco deste artigo.

Biografía del autor/a

  • Taise Feldmann, Universidade Regional de Blumenau- FURB
    Graduada em Secretariado Executivo bilíngue. Mestranda em Educação na Universidade Regional de Blumenau, Mestrado em Educação
  • Osmar de Souza, FURB, Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Educação Programa de Pós-graduação em educação, Mestrado
    Doutor em Letras, Unesp-Assis-SP, Professor da Universidade Regional de Blumenau-SC, Programa de Pós-graduação em Educação

Publicado

2016-09-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A GOVERNAMENTALIDADE E O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES – ENADE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/132772. Acesso em: 11 may. 2025.