QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA VISÃO OPERACIONAL DO CONCEITO

Autores/as

  • Valdinei Costa Souza Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Palabras clave:

Sinaes. Avaliação da Capes. Qualidade. Educação superior

Resumen

O objetivo desse artigo é analisar o conceito de qualidade, a partir da sua definição, tratamento e utilização nos processos em prol da melhoria da educação superior. Para tanto, discute o conceito no âmbito da produção de bens e serviços e suas inserções no campo educacional, articulando tais discussões às experiências avaliativas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da Avaliação da Pós-Graduação, bem como as ações regulatórias delas decorrentes. Como resultado, sinaliza limites e relações teórico-práticas entre qualidade, avaliação e regulação como conceitos entrelaçados, mas que exercem funções diferenciadas na apropriação do que é bom ou adequado para o nível educacional em foco. Conclui destacando indicadores e parâmetros de referência como conceitos-chave para discutir o conceito de qualidade e o seu significado.

Biografía del autor/a

  • Valdinei Costa Souza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
    Doutora em Educação (UnB), Analista em Ciência e Tecnologia (Capes)

Publicado

2017-06-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA VISÃO OPERACIONAL DO CONCEITO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 332–357, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/151113. Acesso em: 19 apr. 2025.