Proposta de um modelo de avaliação do nível de engajamento do estudante da modalidade a distância

Autores/as

  • Letícia Martins de Martins Instituto Federal do Rio Grande do Sul
    • José Luis Duarte Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Engenharia de produção Universidade Federal do Rio Grande do Sul

      Palabras clave:

      Modelo de avaliação, Engajamento do Estudante, Ensino a distância

      Resumen

      Este artigo tem como objetivo propor um modelo que permita avaliar o nível de engajamento do estudante da modalidade à distância. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura buscando levantar os fatores de engajamento. Após, foram conduzidos quatro grupos focados a fim de identificar fatores que geram engajamento na modalidade à distância. A seguir, foi feita uma survey para avaliar a importância dos fatores permitindo que os mesmos fossem validados por meio da realização de uma Análise Fatorial Confirmatória. Apoiado na lista de fatores e suas importâncias, foi desenvolvida uma proposta de modelo de avaliação do engajamento do estudante composto de algoritmo de cálculo.

      Biografía del autor/a

      • Letícia Martins de Martins, Instituto Federal do Rio Grande do Sul
        Doutora em Engenharia da Produção

      Publicado

      2018-12-20

      Número

      Sección

      Artigos

      Cómo citar

      Proposta de um modelo de avaliação do nível de engajamento do estudante da modalidade a distância. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 1, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/170870. Acesso em: 14 oct. 2025.