DEZ ANOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (2006-2016): O QUE NOS MOSTRA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Autores/as

  • Raquel Lazzari Leite Barbosa Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis
  • Rosaria Fátima Boldarine Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

avaliação no ensino superior, avaliação institucional, revisão bibliográfica

Resumen

O presente artigo é fruto de uma revisão bibliográfica que teve como objetivo identificar aspectos relevantes da produção científica brasileira sobre avaliação institucional, no período de 2006 a 2016, em sete periódicos da área educacional com reconhecida relevância. Foram analisados sessenta e cinco trabalhos. Os resultados demonstraram que o tema avaliação institucional está sendo contemplado em diversos periódicos, com um número considerável de artigos e com diversas abordagens. A proposta é trazer elementos que contribuam com o entendimento das práticas avaliativas em nossa realidade e inspirar outros pesquisadores, colaborando para a expansão do conhecimento acerca da avaliação no campo educacional brasileiro.

Biografía del autor/a

  • Raquel Lazzari Leite Barbosa, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis
    Raquel Lazzari Leite Barbosa – Livre Docente em Didática UNESP/Assis, professora adjunta na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Assis, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESP/Marília, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores UNESP/Assis.
  • Rosaria Fátima Boldarine, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Rosaria de Fátima Boldarine – Doutora em Educação UNESP/Marília, professora do curso de Especialização Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores UNESP/Assis.

Publicado

2018-09-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

DEZ ANOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (2006-2016): O QUE NOS MOSTRA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/187246. Acesso em: 19 apr. 2025.