O TRABALHO DO PROFESSOR NA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL APÓS A LEI Nº 9394/1996

Autores/as

  • Marcizo Veimar Cordeiro Viana Filho FACULDADE MACIÇO DE BATURITÉ - FMB
  • Tereza Gláucia Rocha Matos Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Melissa Cordeiro Torres Galindo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PE - IFPE
  • Roberta Da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do CE - IFCE
  • Sílvia Fernandes do Vale Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho

Palabras clave:

pós-graduação, docente, trabalho, normatização

Resumen

A década de 90 no Brasil foi um momento de grandes transformações no Estado brasileiro, as quais perpassaram desde a discussão do papel do Estado à sua forma de gestão. Nesse contexto, as mudanças impactaram sobre a estrutura educacional brasileira, destacando-se a pós-graduação stricto sensu. A partir da reforma do Estado, e em sintonia com as mudanças oriundas após a implantação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/1996, a pós-graduação assumiu contornos que definiram o contexto de trabalho de atuação dos docentes. Dessa forma, o estudo objetiva analisar as mudanças na pós-graduação no Brasil, a partir da implantação da Lei nº 9394/1996 e sua relação com a normatização do trabalho docente. Foram analisadas fontes documentais produzidas pelo Ministério da Educação - MEC e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES, a partir da década de 90, que tinham como matéria a pós-graduação stricto sensu e o trabalho do professor nesse nível. As fontes documentais foram agrupadas em um corpus e submetido à análise no programa de análise textual IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), e posteriormente, o corpus foi submetido a uma análise documental histórica. Os resultados demonstraram duas grandes categorias de análise, a educação superior suas finalidades e objetivos e a pós-graduação e normatização do trabalho docente. Na discussão dos resultados, foi observado o percurso de formação da pós-graduação nas últimas duas décadas, segundo um contexto de trabalho historicamente situado e o processo de normatização do trabalho do professor, através de um conjunto de competências e atributos que passaram a lhes ser inerentes. Os docentes passaram a ser enquadrados em três categorias, permanente, visitante e colaborador, diante das quais, erigiram-se as normatizações para o trabalho do professor que podem se constituir em fontes de sofrimento frente à organização do trabalho.

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Publicado

2018-12-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O TRABALHO DO PROFESSOR NA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL APÓS A LEI Nº 9394/1996. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 1, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/193382. Acesso em: 19 apr. 2025.