Avaliação da educação superior no Brasil, aspectos históricos e legais

Autores/as

  • juliana silva dias Universidade Tiradentes
  • Cassius Gomes Oliveira Universidade Tiradentes

Palabras clave:

Educação Superior, Avaliação, Qualidade

Resumen

O artigo objetiva assinalar indícios históricos e legais no que tange a avaliação da Educação Superior no Brasil, evidenciando fatos que favoreceram a construção do processo de avaliação atualmente observado. Entende-se que estudar a história é fator preponderante, para se apreender o modelo avaliativo vigente e propor mudanças nestes mecanismos tão presentes no cotidiano das IES. A escolha por uma opção metodológica qualitativa, justifica-se pelo interesse na realização de análises profundas que ultrapassem o limite da superficialidade possibilitando uma compreensão mais completa dos fatos e variáveis que tangenciam o objeto investigado. O estudo revela que fragilidades se mantém ao logo do tempo, pois já no final da Primeira República, evidenciavam-se problemas, como a falta de estrutura universitária; revelando então a necessidade de se estabelecer políticas públicas capazes de melhor estruturar a Educação Superior no Brasil.

Biografía del autor/a

  • juliana silva dias, Universidade Tiradentes

    Possui graduação em Matemática - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sete Lagoas/MG, especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) Lavras/MG, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Tiradentes (Unit) Aracaju/SE. É professora nas áreas de Matemática e Estatística, junto aos cursos da área de Ciências Exatas e Tecnológicas e atua como Procuradora Institucional e Gerente de Acreditação e Avaliação do Grupo Tiradentes. Tem larga experiência na área de Avaliação da Educação Superior, Matemática Estatística, com ênfase em indicadores educacionais. Expertise em processos regulatórios e avaliativos de cursos de graduação e institucionais. Obtendo pleno êxito em processos regulatórios/avaliativos para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação, incluindo Direito e Medicina, além de exitosa participação em editais de chamada pública de mantenedoras de Instituições de Educação Superior do sistema federal de ensino para seleção de propostas para autorização de funcionamento de cursos de Medicina em municípios selecionados. E também em processos regulatórios/avaliativos institucionais, a saber: Credenciamento de Faculdade; Recredenciamento de Faculdade, Centro Universitário e de Universidade; Transformação acadêmica de Faculdade para Centro Universitário. Experiência em processos de acreditação internacional, por meio da Agência independente de garantia de qualidade, o IEP está listado no Registro Europeu de Garantia de Qualidade para o Ensino Superior (EQAR) e é membro pleno da Associação Europeia de Garantia da Qualidade no Ensino Superior (ENQA). Possuindo também experiência no controle e acompanhamento de indicadores de qualidade da Educação Superior, vivência nos processos de avaliação interna, junto a CPA - Comissão Própria de Avaliação. E também experiência educacional internacional na Universidade de Aveiro, em Portugal, estudando e desenvolvendo de modelos de avaliações educacionais.

Publicado

2020-09-08

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Avaliação da educação superior no Brasil, aspectos históricos e legais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 2, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/207750. Acesso em: 19 apr. 2025.