ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO NA PARAÍBA NOS ÚLTIMOS 15 ANOS
REFLEXÕES SOBRE O ACESSO, A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO
Keywords:
Estudantes cotistas, Políticas de ação afirmativa, Ensino SuperiorAbstract
O presente artigo consiste em um estudo de caso e objetiva estabelecer parâmetros importantes para situar o fenômeno da evasão da educação superior a partir da análise dos microdados e sinopses do Censo da Educação Superior (BRASIL, MEC/INEP, 2002-2016), tendo como foco o contexto do estado da Paraíba, envolvendo as instituições de ensino superior públicas e privadas. Para tanto, utilizou-se como base teórica a compreensão da categoria evasão feita por SILVA FILHO; MOTEJUNAS; HIPOLITO; LOBO, 2007; ALMEIDA; VELOSO, 2002; BAGGI; LOPES, 2011; CASTELO BRANCO; JEZINE; NAKAMURA, 2015. Os dados foram sistematizados e apresentados em forma de tabelas e gráficos, analisados à luz do referencial teórico. Os resultados apontam para importantes indicadores de evasão tanto no contexto público quanto no contexto privado, na Paraíba, através das reflexões sobre os dados relativos à taxa de abandono e de conclusão de curso.
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