ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO NA PARAÍBA NOS ÚLTIMOS 15 ANOS

REFLEXÕES SOBRE O ACESSO, A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO

Autores

Palavras-chave:

Estudantes cotistas, Políticas de ação afirmativa, Ensino Superior

Resumo

O presente artigo consiste em um estudo de caso e objetiva estabelecer parâmetros importantes para situar o fenômeno da evasão da educação superior a partir da análise dos microdados e sinopses do Censo da Educação Superior (BRASIL, MEC/INEP, 2002-2016), tendo como foco o contexto do estado da Paraíba, envolvendo as instituições de ensino superior públicas e privadas. Para tanto, utilizou-se como base teórica a compreensão da categoria evasão feita por SILVA FILHO; MOTEJUNAS; HIPOLITO; LOBO, 2007; ALMEIDA; VELOSO, 2002; BAGGI; LOPES, 2011; CASTELO BRANCO; JEZINE; NAKAMURA, 2015. Os dados foram sistematizados e apresentados em forma de tabelas e gráficos, analisados à luz do referencial teórico. Os resultados apontam para importantes indicadores de evasão tanto no contexto público quanto no contexto privado, na Paraíba, através das reflexões sobre os dados relativos à taxa de abandono e de conclusão de curso.

Biografia do Autor

  • Uyguaciara Veloso Castelo Branco, Universidade Federal da Paraíba
    Doutora em História - Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) - Contato com a autora: uyguaciara@gmail.com – Av. Espírito Santo, 585/805 - João Pessoa, PB, Brasil – CEP. 58.030-110

Downloads

Publicado

06-04-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO NA PARAÍBA NOS ÚLTIMOS 15 ANOS: REFLEXÕES SOBRE O ACESSO, A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 1, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/214624. Acesso em: 19 abr. 2025.