EFETIVIDADE DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO
Keywords:
Ensino Superior. Permanência Estudantil. Assistência EstudantilAbstract
Este estudo se propôs a apresentar o impacto da implantação da assistência estudantil sobre a permanência no ensino superior público brasileiro, no IFCE campus Iguatu, durante o período de 2011 a 2015. Caracterizou-se por uma abordagem quanti-qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. Quanto às técnicas empregadas, foi realizada pesquisa documental e de campo, nas normas que regulam a Assistência Estudantil, no sistema acadêmico e no setor de Serviço Social. Os resultados indicaram maior permanência entre os estudantes beneficiários dos auxílios estudantis, quando comparado aos não beneficiários; maior taxa de permanência entre estudantes do sexo feminino em comparação aos do sexo masculino; o curso de Bacharelado em Serviço Social possui maior taxa de permanência discente, enquanto o curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem obteve a menor taxa de permanência discente. A pesquisa aponta que os auxílios pecuniários são uma possibilidade efetiva de garantia da permanência estudantil no ensino superior.Downloads
Published
2019-11-22
Issue
Section
Artigo
License
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
How to Cite
EFETIVIDADE DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 3, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/220995. Acesso em: 19 apr. 2025.