EFETIVIDADE DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO

Autores

  • SANDY ANDREZA DE LAVOR ARAUJO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS IGUATU
  • WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • SUELI MARIA DE ARAUJO CAVALCANTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • DENISE MARIA MOREIRA CHAGAS CORRÊA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Palavras-chave:

Ensino Superior. Permanência Estudantil. Assistência Estudantil

Resumo

Este estudo se propôs a apresentar o impacto da implantação da assistência estudantil sobre a permanência no ensino superior público brasileiro, no IFCE campus Iguatu, durante o período de 2011 a 2015. Caracterizou-se por uma abordagem quanti-qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. Quanto às técnicas empregadas, foi realizada pesquisa documental e de campo, nas normas que regulam a Assistência Estudantil, no sistema acadêmico e no setor de Serviço Social. Os resultados indicaram maior permanência entre os estudantes beneficiários dos auxílios estudantis, quando comparado aos não beneficiários; maior taxa de permanência entre estudantes do sexo feminino em comparação aos do sexo masculino; o curso de Bacharelado em Serviço Social possui maior taxa de permanência discente, enquanto o curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem obteve a menor taxa de permanência discente. A pesquisa aponta que os auxílios pecuniários são uma possibilidade efetiva de garantia da permanência estudantil no ensino superior.

Biografia do Autor

  • SANDY ANDREZA DE LAVOR ARAUJO, INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS IGUATU
    ASSISTENTE SOCIAL DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS IGUATU. MESTRE EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ).
  • WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
    Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pesquisador do CNPQ nível 1C
  • SUELI MARIA DE ARAUJO CAVALCANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
    Doutora em Educação Brasileira (Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – Faced/UFC) Professora da Universidade Federal do Ceará.
  • DENISE MARIA MOREIRA CHAGAS CORRÊA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
    Doutora em Educação Brasileira (Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – Faced/UFC) Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

22-11-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EFETIVIDADE DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 3, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/220995. Acesso em: 19 abr. 2025.