Política Pública de Interiorização e de Ação Afirmativa
uma possibilidade de ampliação de liberdades instrumentais e substantivas da população residente no Litoral do Paraná
Palabras clave:
Educação superior, UFPR Litoral, Oportunidades sociaisResumen
O artigo tem como propósito refletir sobre o acesso da população local à educação superior por meio da existência de uma instituição no local e essa com Ações Afirmativas, a luz do desenvolvimento humano de Amartya Sen. De maneira específica, a implantação do Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2005, no município de Matinhos, e as políticas internas da UFPR e da Lei de Cotas do Governo Federal. A principal fonte de informação utilizada foram os dados socioeducacional das inscrições ao vestibular e das matrículas disponibilizados pelo Núcleo de Concursos da UFPR. A UFPR no Litoral do Paraná alteraram o leque de oportunidades de acesso à educação superior para a população local, possibilitando a ampliação das liberdades instrumentais desta população, e possivelmente por meio da educação superior, as liberdades substantivas.
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Derechos de autor 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

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