Política Pública de Interiorização e de Ação Afirmativa

uma possibilidade de ampliação de liberdades instrumentais e substantivas da população residente no Litoral do Paraná

Autores/as

  • Daniela Bianchini Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral https://orcid.org/0000-0001-6893-2718
  • Mayra Taiza Sulzbach Universidade Federal do Paraná│Setor Litoral (UFPR Litoral)│Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS)
  • Diomar Augusto de Quadros Universidade Federal do Paraná│Setor Litoral (UFPR Litoral)│Matinhos│PR│Brasil

Palabras clave:

Educação superior, UFPR Litoral, Oportunidades sociais

Resumen

O artigo tem como propósito refletir sobre o acesso da população local à educação superior por meio da existência de uma instituição no local e essa com Ações Afirmativas, a luz do desenvolvimento humano de Amartya Sen. De maneira específica, a implantação do Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2005, no município de Matinhos, e as políticas internas da UFPR e da Lei de Cotas do Governo Federal. A principal fonte de informação utilizada foram os dados socioeducacional das inscrições ao vestibular e das matrículas disponibilizados pelo Núcleo de Concursos da UFPR. A UFPR no Litoral do Paraná alteraram o leque de oportunidades de acesso à educação superior para a população local, possibilitando a ampliação das liberdades instrumentais desta população, e possivelmente por meio da educação superior, as liberdades substantivas.

Publicado

2021-12-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Política Pública de Interiorização e de Ação Afirmativa: uma possibilidade de ampliação de liberdades instrumentais e substantivas da população residente no Litoral do Paraná. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/227188. Acesso em: 19 apr. 2025.