Construção do marco regulatório da educação superior brasileira

Autores/as

  • Maria Carmo Lacerda Peixoto UFMG
  • Jane Cristina da Silva Pinto Programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília

Palabras clave:

Educação superior, Avaliação, Regulação, Marco regulatório

Resumen

Este artigo analisa a construção do marco regulatório da educação superior brasileira, considerando as alterações ocorridas no Estado a partir da emergência da Nova Gestão Pública. Nessas circunstâncias, os atos normativos federais são produzidos por uma diversidade de órgãos e instâncias que atuam na regulação e avaliação da educação superior, tendo sido publicada uma multiplicidade de normas. Para o artigo foram identificados e analisados atos normativos publicados entre 2001 e 2019, com o intuito de apreender o movimento de construção desse conjunto de normas e dos condicionantes que influenciaram na sua configuração atual. O estudo revelou que sucessivas mudanças foram introduzidas nos processos de avaliação e regulação da educação superior por meio do quadro normativo e de seus diferentes instrumentos, demarcando os objetivos e interesses que envolvem a elaboração e a implementação de uma política pública.

Este artigo analisa a construção do marco regulatório da educação superior brasileira, considerando as alterações ocorridas no Estado a partir da emergência da Nova Gestão Pública. Nessas circunstâncias, os atos normativos federais são produzidos por uma diversidade de órgãos e instâncias que atuam na regulação e avaliação da educação superior, tendo sido publicada uma multiplicidade de normas. Para o artigo foram identificados e analisados atos normativos publicados entre 2001 e 2019, com o intuito de apreender o movimento de construção desse conjunto de normas e dos condicionantes que influenciaram na sua configuração atual. O estudo revelou que sucessivas mudanças foram introduzidas nos processos de avaliação e regulação da educação superior por meio do quadro normativo e de seus diferentes instrumentos, demarcando os objetivos e interesses que envolvem a elaboração e a implementação de uma política pública.

Biografía del autor/a

  • Maria Carmo Lacerda Peixoto, UFMG

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1969), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1973), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1984) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, da qual é Diretora de Avaliação Institucional. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Avaliação de Instituições, Planos e Programas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, política educacional, avaliação de universidade.

  • Jane Cristina da Silva Pinto, Programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília

    Mestre em Educação pela Universidade de Brasília

    Técnica em Assuntos Educacionais do Ministério da Educação

    Doutoranda em Educação

Referencias

O artigo submetido é parte integrante da pesquisa em andamento “Nova Gestão Pública e a reconfiguração da avaliação e regulação da educação superior”, que visa compreender e analisar a reconfiguração da avaliação e da regulação da educação superior na emergência da Nova Gestão Pública, frente ao novo perfil dos estudantes e ao seu desempenho nas avaliações do Enade.

Autoras integram a Rede Universitas/Br.

Publicado

2021-12-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Construção do marco regulatório da educação superior brasileira. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/245091. Acesso em: 19 apr. 2025.