USO DE MODELO DE UTILIDADE PARA AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

Authors

Keywords:

Avaliação de Cursos; SINAES; Modelo de utilidade.

Abstract

a presente pesquisa, de caráter qualitativo, com estratégia documental, resultou em um modelo de utilidade, atualmente em fase de exame técnico, após o aceite do depósito no Instituto Nacional de Patentes Industriais (INPI), registrado sob nº BR 20190170510, caracterizado por uso da Análise SWOT, elaborada a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dos Relatórios da(s) Avaliação(ões) in loco de curso(s) de graduação, complementada com um Ciclo PDCA, exclusivamente  adaptado, sistematizado e direcionado à avaliação de cursos de graduação, de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES), a partir do Instrumento de Avaliação de Curso de Graduação (IACG) de 2017, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Author Biographies

  • Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Universidade da Paraíba

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB - PPGE/CE/UFPB (2021), Mestre Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - MPPGAV/CE/UFPB (2019), possui graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2013). Tem experiência nas seguintes áreas: Administração, Administração Pública; Educação ; Políticas Educacionais; Avaliação da Educação Superior. Participa do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior - GAES - início: 2018; participa do Grupo de Pesquisa "Conversa Educativa", da Universidade Federal de Roraima - início: 2020. Realiza pesquisas sobre o Sistema Nacional de Educação Superior (SINAES), Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior, políticas educacionais. É uma das autoras dos livros: "Uso de Análise SWOT e do Ciclo PDCA para avaliação de cursos de graduação a partir do IACG 217 (SINAES)", 2020, pela Editora Appris e "Avaliação da educação superior brasileira: das primeiras regulações até o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)", 2020, Editora Universitária da UFPB. 1ª Inventora de Patente - Modelo de Utilidade, depositada junto ao INPI, em 15/08/2019,intitulada "Uso de Análise SWOT e do Ciclo PDCA para avaliação de cursos de graduação", status "Publicado o Depósito de Pedido Nacional de Patente", na RPI de 11/05/2021.

  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal de Pernambuco

    Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2019). Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada III do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB. É Coordenadora de Tutoria dos cursos de Pedagogia e Letras-Inglês EaD da Superintendência de Educação a Distância da UFPB. É filiada à Entidade Nacional de Pesquisa - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Avaliadora ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Pedagogia (BASis/INEP/MEC). 2ª Inventora de Patente - Modelo de Utilidade, depositada junto ao INPI, em 15/08/2019, intitulada "Uso de Análise SWOT e do Ciclo PDCA para avaliação de cursos de graduação", status "Publicado o Depósito de Pedido Nacional de Patente", na RPI de 11/05/2021. Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq - link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1080563594434239, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa da comunidade de prática de investigação - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), sob a liderança da Professora Dra. Carlinda Leite, desde 2018 - link: https://www.fpce.up.pt/cafte/index.html. Integrou a Comissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), Área de Educação-2019, na CAPES, em Brasília/DF. Participou, como membro da comissão do Prêmio Teses/Educação da CAPES, nos anos 2018, 2019, 2020 e 2021. Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação superior (SINAES), estudos e pesquisas em políticas educacionais relativas às questões de avaliação e políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Trabalha ainda, com a temática educação a distância com foco na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na perspectiva de política pública de formação e capacitação docente e/ou discente. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação da educação superior, planejamento educacional e EaD.

References

CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Avaliação da educação superior no Brasil: das primeiras regulações até o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). João Pessoa: Editora UFPB, 2020. Disponível em: <http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/240>. Acesso em: 20 out. 2021.

GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira; CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues. Uso da Análise SWOT e do Ciclo PDCA para avaliação de cursos de graduação a partir do IACG 2017(SINAES). 1.ed. Curitiba: Editora Appris, 2020. Disponível em: <https://www.editoraappris.com.br/produto/4060-uso-da-anlise-swot-e-do-ciclo-pdca-para-avaliao-de-cursos-de-graduao-a-partir-do-iacg-2017-sinaes> Acesso em: 20 out. 2021.

INEP. Instrumento de Avaliação Institucional Externa – presencial e a distância: credenciamento. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/instrumentos1>. Acesso em: 18 jan. 2019.

MEC. Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018: Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes. 2018. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/legislacao_normas/2018/portaria_normativa_GM-MEC_n840_de_24082018.pdf.> Acesso em: 17 maio 2019.

Published

2024-02-07

Issue

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Artigo

How to Cite

USO DE MODELO DE UTILIDADE PARA AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 3, 2024. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/257586. Acesso em: 19 apr. 2025.