Disseminando e aplicando conhecimento sobre sustentabilidade e inovação social

o caso do Laboratório de Educação para Sustentabilidade e Inovação Social - LEdS

Autores/as

  • Graziela Dias Alperstedt Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC-ESAG
  • Priscila Keller Pires Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC-ESAG

Palabras clave:

Sustentabilidade, Inovação Social, Living Labs, Educação para sustentabilidade, Ensino Superior

Resumen

A questão do desenvolvimento sustentável tem sido um dos temas recorrentes na agenda das instituições de ensino superior. Nesta perspectiva, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desenvolveu um projeto institucional chamado "UDESC Sustentável" que promove iniciativas para colocar a sustentabilidade em prática. Uma dessas iniciativas, denominada "Laboratório de Educação para Sustentabilidade e Inovação Social" ou simplesmente LEdS, foi desenvolvida no Campus I da UDESC em Florianópolis e visa, a partir da ideia de um laboratório vivo, incentivar estudantes e professores a desenvolverem pesquisas e práticas que abordam os principais problemas públicos da cidade, dialogando com o público alvo envolvido, bem como atuando em suas particularidades ou demandas específicas. O objetivo é, portanto, disseminar e aplicar conhecimentos sobre sustentabilidade e inovação social, integrando ensino, pesquisa e extensão. Este artigo descreve esta iniciativa, as abordagens teóricas e as práticas que a fundamentam.

Referencias

ABRAMOVAY, R.; SPERANZA, J. S.; PETITGAND, C. Lixo zero: gestão de resíduos sólidos para uma sociedade mais próspera. São Paulo: Planeta sustentável: Instituto Ethos, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v31i0.34550.

AGOSTINI, M. R. et al. An overview on social innovation research: guiding future studies. BBR- Brazilian Business Review, v. 14, n. 4, p. 385-402, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2017.14.4.2.

ALMEIDA, P. S.; LOPES, A. S.; OLIVEIRA, B. D.. Sustainability in University Campuses and Environmental Education Policy: complementary governances toward consciousness structure in carbon emissions reductions. In: LEAL FILHO, W.; FRANKENBERGER, S. F.; IGLECIAS, P.; P., MÜLFARTH, R.C.K. (eds.) Towards Green Campus Operations. Springer: Cham, 2018. p. 197-204. DOI: 10.1007/978-3-319-76885-4_13.

ALPERSTEDT, G. D.; ANDION, C.. Por uma pesquisa que faça sentido. Revista de Administração de Empresas, v. 57, n.6, p. 626-63, 2017.

AMARAL, L.P.; MARTINS, N.; GOUVEIA, J.B. Quest for a sustainable university: a review. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 2, p. 155-172, 2015.

ANDION, C.; ALPERSTEDT, G.; GRAEFF, J. Ecossistemas de inovação social e sua incidência nas arenas públicas da cidade: um estudo na cidade de Florianópolis, Brasil. In: LAEMOS CONFERENCE 2017. Anais… Buenos Aires, 2017.

ANDION, C. et al. Sociedade civil e inovação social na esfera pública: uma perspectiva pragmatista. Revista de Administração Pública, v. 51, n. 3, p. 369-387, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612143195.

ANGELIDOU, M.; PSALTOGLOU, Artemis. An empirical investigation of social innovation initiatives for sustainable urban development. Sustainable Cities and Society, v. 33, p. 113-125, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.scs.2017.05.016.

BALLON, P.; PIERSON, J.; DELAERE, S. Test and experimentation platforms for broadband innovation: examining european practice. In: CONFERENCE PROCEEDINGS OF 16TH EUROPEAN REGIONAL CONFERENCE BY THE INTERNATIONAL TELECOMMUNICATIONS SOCIETY (ITS), Porto, Portugal, p. 4-6, set., 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1331557.

BALLON, P.; SCHUURMAN, D. Living labs: concepts, tools and cases. Info, v. 17, n. 4, 2015.

BERGVALL-KÅREBORN, B., ERIKSSON, C. I., STÅHLBRÖST, A., & SVENSSON, J. A milieu for innovation: defining living labs. In: PROCEEDINGS OF THE 2ND ISPIM INNOVATION SYMPOSIUM: Simulating recovery - the Role of innovation management, 2009, Nova York. Anais… Nova York: [ed] K.R.E. Huizingh; S. Conn; M. Torkkeli; I. Bitran, dez., p. 6-9, 2009.

BIGNETTI, L. P. As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, v. 47, n. 1, p. 3–14, 2011.

BRUTON, Garry D.; AHLSTROM, D.; LI, Han–Lin. Institutional theory and entrepreneurship: where are we now and where do we need to move in the future?. Entrepreneurship theory and practice, v. 34, n. 3, p. 421-440, 2010. DOI: 10.1111/j.1540-6520.2010.00390.x.

BURSZTYN, M. A,; BURSZTYN, M. Fundamentos de política e gestão ambiental: caminhos para a sustentabilidade. Garamond , 2012.

CAJAIBA-SANTANA, G. Social innovation: Moving the field forward. A conceptual framework. Technological Forecasting and Social Change, v. 82, p. 42-51, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.techfore.2013.05.008.

CAMPOS, S. A. P.; PALMA, L. C. Contribuições da Teoria Ator-Rede para o Estudo da Sustentabilidade. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, v. 7, n. 1, p. 47-67, 2017.

CEFAÏ, Daniel. Como nos mobilizamos? A contribuição de uma abordagem pragmatista

para a sociologia da ação coletiva. Dilemas-Revista de Estudos de Conflito e

Controle Social, v. 2, n. 4, p. 11-48, 2009.

CEFAÏ, Daniel. Públicos, problemas públicos, arenas públicas...: O que nos ensina o

pragmatismo (Parte 1). Novos Estudos, CEBRAP. v36, n.1, p. 187-213, 2017.

CHESBROUGH, H.. Open innovation: a new paradigm for understanding industrial innovation. Open innovation: Researching a new paradigm, v. 400, p. 0-19, 2006.

CLOUTIER, J. Qu’est-ce que l’innovation sociale? Les Cahiers du Crises, 2003. Disponível em: <http://www.crises.uqam.ca>. Acessado em: 18 mar. 2019.

CORRÊA, D. S. Do problema do social ao social como problema: elementos para uma leitura da sociologia pragmática francesa. Revista de Ciências Sociais-Política & Trabalho, v. 1, n. 40, 2014.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1986.

ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books, 2001.

ERIKSSON, M. et al. State-of-the-art in utilizing Living Labs approach to user-centric ICT innovation-a European approach. Lulea: Center for Distance-spanning Technology. Lulea University of Technology Sweden: Lulea, 2005.

FALK, J. H.; DIERKING, L. D. Lessons without limit: How free-choice learning is transforming education. Rowman Altamira, 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702005000400008.

FEIL, A. A.; SCHREIBER, D. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cadernos EBAPE. BR, v. 15, n. 3, p. 667-681, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395157473.

FERRER-BALAS, D.; LOZANO, R.; HUISINGH, D.; BUCKLAND, H.; YSERN, P.; ZILAHY, G. Going beyond the rhetoric: system-wide changes in universities for sustainable societies. Journal of Cleaner Production, v. 18, p. 607–610, 2010.

FØLSTAD, A. Living labs for innovation and development of information and communication technology: a literature review. The electronic Journal for Virtual Organizations and Networks, v. 10, Special Issue on Living Labis, ago. 2008.

FRANZ, Y. Chances and Challenges for Social Urban Living Labs in Urban Research. In: CONFERENCE PROCEEDINGS OF OPEN LIVING LAB DAYS, 2014, Amsterdam. Anais… Amsterdam: ENoLL - European Network of Living Labs, set., p. 105-114. Disponível em: <https://livinglabdays2014.files.wordpress.com/2014/09/openlivinglabdays2014_conference-proceedings.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2019.

FULGENCIO, H. et al. What is the social innovation system? A state-of-the-art review. International Journal of Business Innovation and Research, v. 10, n. 2/3, p. 434-452, 2016.

HASSAN, Z. The social labs revolution: a new approach to solving our most complex challenges. Berrett-Koehler Publishers, 2014.

HOWALDT, J.; SCHWARZ, M. Social Innovation: concepts, research fields and international trends. Studies for innovation in a modern working environment, mai., p. 1–83, 2010.

HUGHES, H. et al. Fostering digital participation and communication through social living labs: a qualitative case study from regional Australia. Communication research and Practice, v. 4, n. 2, p. 183-206, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/ILS-05-2017-0041

JACOBI, P. R.; RAUFFLET, E.; DE ARRUDA, M. P.. Educação para a sustentabilidade nos cursos de administração: reflexão sobre paradigmas e práticas. Revista de Administração Mackenzie, v. 12, n. 3, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712011000300003.

JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 233-250. 2005. https://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000200007.

JULIANI, D. P.; JULIANI, J. P.; SOUZA, J. A. de.; MALUCELLI, E. Inovação social : perspectivas e desafios. Espacios, v. 35, n. 5, p. 1–22. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.techfore.2013.05.008.

KOLB, D. A. Experiential Learning: experience as the source of learning and development. Prentice-Hall, Englewood Cliffs, N.J., 1984.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba. 2012.

LEAL FILHO, W.; SHIEL, C.; PAÇO, A. Integrative approaches to environmental sustainability at universities: an overview of challenges and priorities. Journal of Integrative Environmental Sciences, v. 12, n.1, p. 1-14, 2015.

LEMINEN, S.; WESTERLUND, M.; NYSTRÖM, A. G. Living Labs as Open-Innovation Networks. Technology Innovation Management Review, v. 2, n. 9, p. 6-11, 2012.

LOZANO, R.; LOZANO, F.,J.; MULDER, K.; HUISINGH, D.; WAAS, T. Advancing higher education for sustainable development: international insights and critical reflections. Journal of Cleaner Production, v. 48, p.3-9, 2013.

MACHADO, E. C. Gestão de resíduos sólidos orgânicos: uma proposta coconstruída no Morro do Quilombo. 2018, 71f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação em Administração Empresarial - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

MASI, S. Social Labs: identifying Latin American Living Labs. Humanities and Social Sciences. v. 4, n. 3, 2016, p. 76-82. DOI: 10.11648/j.hss.20160403.12.

MOGENSEN, F.; MAYER, M. Eco-schools – trends and divergences. Vienna: Austrian Federal Ministry of Education, Science and Culture, 2005.

MORAES, R. L.; ANDION, C. Civil Society and Social Innovation in Public Arenas in Brazil: Trajectory and Experience of the Movement Against Electoral Corruption (MCCE). Voluntas: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, p. 1-29, 2017.

MURRAY, J. Student-led action for sustainability in higher education: a literature review. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 19, n. 6, p. 1095-1110, 2018.

MURRAY, R.; CAULIER-GRICE, J.; MULGAN, G. The open book of social innovation. London: National endowment for science, technology and the art, 2010.

NEPOMUCENO, A. S. N. Ecossistema de inovação social: o caso Araucária +. 2018, 133f. Dissertação de Mestrado em Administração - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

NEUMEIER, S. Why do social innovations in rural development matter and should they be considered more seriously in rural development research? Proposal for a stronger focus on social innovations in rural development research. Sociologia Ruralis, v. 52, n. 1, p. 48-69, 2012.

NIITAMO, V. P.; KULKKI, S.; ERIKSSON, M.; HRIBERNIK, K. A. State-of-the-art and good practice in the field of living labs. In: IEEE INTERNATIONAL TECHNOLOGY MANAGEMENT CONFERENCE - ICE, 2006, Estados Unidos. Anais… IEEE, jun., p. 1-8. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/document/7477081>. Acesso em: 15 fev. 2006.

ONU - Organização das Nações Unidas: Agenda 2030. Acesso em: 29 de março de 2019. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em: 27 mar. 2019.

SACHS, I. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 3a ed., 95p, 2009.

SAMMALISTO, K.; SUNDSTROM, A.; HOLM, T. Implementation of sustainability in universities as perceived by faculty and staff - a model from a Swedish university. Journal of Cleaner Production, v. 106, p. 45–54, 2014.

SANTOS, A. B. A.; FAIZON, C. B.; MEROE, G. P. S. Inovação: Um Estudo Sobre a Evolução do Conceito. Caderno de Administração, v. 5, p. 1–16, 2011.

SCHUMACHER, J. Alcotra Innovation project: Living Labs: Definition, Harmonization Cube Indicators & Good Practices. Disponível em: https://www.yumpu.com/en/document/read/32643470/short-guide-on-living-labs-and-some-good-practices-alcotra- , Acesso em: 20 mar. 2019.

SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

STEINER, L.; SUNDSTROM, A.; SAMMALISTO, K. An analytical model for university identity and reputation strategy work. Higher Education, v. 65, n. 4, p, 401-415, 2013.

TRENCHER, G. et al. University partnerships for co-designing and co-producing urban sustainability. Global Environmental Change, v. 28, p. 153-165, 2014.

TOO, L.; BAJRACHARYA, B. Sustainable campus: engaging the community in sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 1, p. 57-71, 2015.

Publicado

2023-07-24

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Disseminando e aplicando conhecimento sobre sustentabilidade e inovação social: o caso do Laboratório de Educação para Sustentabilidade e Inovação Social - LEdS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 3, 2023. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/257966. Acesso em: 19 apr. 2025.